Antes de começar a falar que passeios existem para fazer no Deserto do Atacama, gostaria de dar minha opinião sobre como eu entendo melhor fazê-los: é melhor fazer por uma agência de turismo, ou é ok fazer por conta própria?
Ninguém, nega os benefícios de você fazer tours por conta própria: você pode ir a hora que quiser, ficar quanto tempo você quiser, não ter que ficar esperando outras pessoas, etc…
Contudo, você deve ter em mente que o Deserto não é uma grande cidade, que conta com transporte público para os pontos de interesse e as atrações ficam a uns bons quilômetros de distância para se ir a pé!
Então, para você fazer por conta as atrações do Deserto, você necessariamente precisará de um carro (ou uma moto). Para isso você terá que planejar sua rota, todos os dias, que caminhos você deve pegar, entre outros mil planejamentos. O ponto bom: a maioria das estradas ao redor de San Pedro são realmente boas e bem sinalizadas!
Porém, existem passeios: como o Salar de Tara e Piedras Rojas que não são recomendáveis fazer em carros “normais”. Eu, quando fui ao Salar de Tara, estava num esquema muito off road, que pelo menos para mim pareceu que se o guia não soubesse exatamente onde estávamos, eu nunca mais acharia a estrada e como voltar (voltamos sãos e salvos e estou aqui pra contar a história!)!
Portanto: é possível fazer os passeios por conta própria. Mas se você não tiver um espírito realmente aventureiro (como eu), não quiser se preocupar com planejamento e em dirigir em estradas que não conhece, eu recomendo fechar os passeios em uma agência de turismo de San Pedro.
Além de você não ter nenhuma preocupação sobre como chegar e sair do ponto de interesse, você ainda poderá ouvir mais sobre os lugares que você vai visitar, sua história, como tudo se formou, etc. Por mais que você estude antes de ir, não será a mesma coisa se não houver um guia!
Como eu disse no post anterior, na Calle Caracoles e em seu entorno o que mais têm são agências de turismo!
Muitas delas você acha pela Internet e pode fazer a reserva de seu pacote (sim, será um pacote, você vai querer ver várias coisas!) com antecedência, garantindo que você vai conseguir onde quer ir. Eu sou dessas! =)
Porém, muitas pessoas preferem fechar o pacote chegando em San Pedro indo de agência em agência pesquisando preços, porque dizem que você consegue preços melhores desta forma. Eu realmente não sei dizer se isso realmente acontece, porque como qualquer pessoa que sofre de ansiedade, nas três vezes que fui para o Atacama, eu fechei o pacote antes!
Também, é sempre bom você dar uma pesquisada sobre as agências e suas avaliações no TripAdvisor ou em fóruns de grupos sobre o Atacama no Facebook. Vejam se as pessoas que usaram as agências recentemente não têm nenhuma reclamação importante sobre elas (problemas sempre vão existir, só é necessário saber o tamanho do problema).
Eu posso recomendar aqui as agências que eu usei ou que conhecidos usaram. Não tive problemas com nenhuma delas (ou com o guia independente que eu contratei uma das vezes). Mas tenham em mente que as utilizei em 2011, 2012 e 2015, portanto, já faz um tempinho!
Turistour: Esta agência não é específica de passeios no Atacama, ela faz tours em todas as regiões do Chile e, pelo que eu pude perceber, é uma das maiores agências do país. Super confiável, o guia com quem eu fiz os passeios era muito divertido e tirava as melhores fotos. Eu fiz meus passeios com ela em 2011 e, quando eu fui em 2015 pesquisei os preços para ver se estava em conta. Achei mais caro que outras na época. Porém, amigas minhas que foram recentemente para lá (fevereiro/2019) fizeram uma cotação e não estava entre as mais caras. Um ponto ruim: vai ter muita gente com você nos passeios, porque eles costumam encher as vans.
Felipe Staig: Felipe é um guia independente que encontrei pesquisando na Internet quando eu fui ao Atacama em 2012, porque eu queria subir um vulcão (e ele é expert). Chileno, super simpático e solícito, com várias histórias para contar (e ainda gosta de Skank), ele monta o roteiro de acordo com o seu gosto e o número de pessoas que irão com você (no caso, era só eu mesma!). Eu super recomendo ele porque ele conseguiu me proporcionar uma outra visão do Deserto e fez eu me apaixonar mais ainda por esse lugar. Vale a pena contactá-lo para negociar. Ele não tem site, mas atende via e-mail fstaig@gmail.com e Facebook.
Whipala Expedition: Esta foi a agência que eu encontrei pesquisando em 2015. Na época, foi a melhor cotação que encontrei. Não é uma agência luxuosa, ela faz aquilo que se propõe: leva aos tours, traz de volta, oferece comida quando incluso e guias, que se são muito bons. Foi minha terceira vez no Deserto e os guias fizeram parecer como se estivesse indo a primeira vez. Pode acontecer de em um tour não completarem o número de pessoas necessário, então eles se juntam com outras agências para fazer (aconteceu comigo, eu não achei nada demais). Acho que é uma agência ótimo custo-benefício!
Ayllu: Uma dica mais recente das minhas amigas. Essa agência é uma das queridinhas do Atacama no momento. Ela traz luxo pro deserto: nos passeios em que é necessário, eles fornecem roupões e chinelos e durante as refeições têm mesa e cadeiras para todos (juro, nenhuma agência que eu fui tinha cadeira pra sentar, a gente comia de pé mesmo!). O balanço geral das minhas amigas é que elas gostaram bastante da agência: a comida que eles oferecem é boa e vai pouca gente nas vans durante o passeio (é sempre ótimo limitar o grupo).
Space: Esta é uma agência especializada no tour astronômico sobre o qual eu falarei nos posts seguintes. Eles são muito honestos quanto à possibilidade ou não de fazer o tour (em razão da Lua cheia ou céu nublado). Por óbvio, o passeio se dá de noite e há um ponto de encontro (na própria Calle Caracoles) para pegar o transfer que leva até o observatório. Eles dão várias opções de línguas (francês, inglês, espanhol), sendo que o horário do tour dependerá do idioma que você escolher. O passeio consiste numa breve explicação sobre as estrelas e como tudo se formou, depois é possível ver o céu pelos telescópios e ao final, vamos para uma sala para um bate papo, em que eles oferecem mantas e uma bebida quente (chá de coca, café ou chocolate quente).
Agora, se você quer fazer um passeio guiado, mas não quer se preocupar em contratar um agência, a melhor saída é contratar os passeios pela Get Your Guide, na qual você só escolhe o passeio que quer fazer e eles acertam tudo para você com um guia na língua que você escolher! É super rápido e prático!
Bom, após você decidir como irá fazer os passeios, agora você tem que saber em que passeios você quer ir!