Ok! Você já decidiu pra onde quer ir dentro das suas possibilidades e condições normais de temperatura e pressão e também já pesquisou muito sobre o lugar que você vai! Agora começamos a dar forma ao roteiro!
Chegou a hora de comprar a passagem aérea! (ou de ônibus, ou de trem, ou ver a rota de carro, dependendo do tipo de viagem que você pretende fazer). É hora de tornar a viagem real, pois é momento em que você realiza que ela realmente vai acontecer!
Aqui você deve levar em consideração algumas coisas: vou ir e voltar pelo mesmo aeroporto? Ou pretendo fazer múltiplos destinos? Ou chegar por um aeroporto, realizar viagens de trem/carro/ônibus e voltar por outro?
Mais um momento em que informação é ouro! Para saber como optar corretamente, você tem que fazer a pesquisa sobre o seu lugar de destino! Por exemplo, para a África do Sul eu encontrei três lugares que tenho interesse em conhecer: Kruger (onde se fazem os safáris), Cape Town e Joanesburgo. Estudando o país, percebi que viajar de carro ou ônibus (meios de transporte existentes) entre estes lugares, embora possível e mais barato, tomaria muito do meu tempo o qual eu sempre pretendo aproveitar ao máximo, além do que, seria muito cansativo! Assim, optei por comprar passagens aéreas múltiplos destinos: saindo de São Paulo até Joanesburgo, de Joanesburgo ao Kruger (Hoedspruit), do Kruger (Hoedspruit) a Cape Town, e finalmente, de Cape Town a São Paulo.
Lógico que neste momento você tem que ver aquilo que é economicamente viável para você. Eu sempre penso no custo-benefício: não adianta baratear a viagem fazendo longos percursos de carro/ônibus, se eu vou chegar morta de cansaço, além de perder um tempo precioso em que eu poderia estar de fato conhecendo os lugares. Mas tem gente que gosta de aproveitar a vista! Vai de cada um! Se você é aventureiro e a viagem em si é uma maravilha, mergulhe nos roteiros que incluam carros, ônibus ou trens panorâmicos!
Agora você só precisa escolher por qual companhia aérea você deseja voar! Se você já viajou de avião algumas vezes, já tem noção de como são algumas companhias aéreas. Vou ser sincera: nem sempre eu escolho a mais baratas, porque já tive muitos perrengues com companhias aéreas! Aliás, em breve farei um post com a avaliação de todas as cias que já voei!
De qualquer forma, existem diversos mecanismos de busca na Internet, que fazem a pesquisa em todas as companhias aéreas na data e destino que você quer ir. Eu normalmente uso o Decolar. Mas também já ouvi falar muito bem do Skyscanner.
Como eu faço: coloco no Decolar todos os trechos que pretendo fazer de avião e o site me traz um relação de companhias aéreas que os fazem e o preço que irei pagar.
O que é importante saber: você gosta apenas de voos diretos? Ou não se importa em realizar escalas e conexões. Bom, eu pessoalmente prefiro voos diretos, então sempre presto bastante atenção nos itinerários de voos que o site traz. Às vezes não há opções de voos diretos, porque não existe itinerário aéreo assim (é o caso de Cape Town: não há voos diretos partindo de São Paulo para lá, em nenhuma companhia aérea). Quando eu sou obrigada a realizar conexões, eu sempre vejo quanto é o tempo de escala. Eu sei que a gente quer passar o menos tempo no aeroporto possível, mas você deve considerar que imprevistos existem e um tempo exíguo te fará perder seu próximo voo (já aconteceu comigo). Portanto eu sempre dou preferência para conexões de pelo menos umas 2hs entre um voo e outro.
Depois que você prestou atenção em todos os detalhes, você tem que ponderar qual sua prioridade na hora de voar: preço, conforto, voo direto ou não, etc. Apesar de preferir voos diretos, às vezes os preços são impraticáveis, então escolho o voo com conexão de menor tempo possível (feitas as considerações acima). Se o preço é bom, sem dúvida: voo direto (se não for de uma cia. da minha lista negra!)
E aí vai o pulo do gato, decidida a companhia aérea eu não compro pelo Decolar! Isto porque eles cobram uma taxa pelo serviço. Então, pra baratear um pouco mais a passagem eu compro direto da cia. escolhida. Mas, você também deve considerar que nem sempre a cia. parcela o preço ou parcela em poucas vezes. Aí é interessante comprar pelo Decolar, porque eles dão uma opção de parcelamento muito boa. Mas uma vez: vai da escolha de cada um, porque cada pessoa tem sua própria preferência e possibilidade.
Compradas as passagens, você precisa decidir onde vai se hospedar, e eu vou contar como faço no próximo post!