Ok, tudo tem que começar do começo certo? Então, nada melhor do que se ambientar na cidade em que você acabou de chegar e entender onde fica cada coisa, onde estão os mercados, os restaurantes, o hotel/hostel/hostal que você está hospedado e o que há de bom para fazer nela!
Como eu já disse, San Pedro é uma cidade muitoooo pequena! Então, esse “city tour” você pode fazer a pé mesmo, porque tudo é concentrado em um mesmo lugar! E vale a pena dar essa voltinha!
O primeiro ponto de interesse é a Plaza de Armas (presente em quase todas as cidades dos países da América Latina), que é o ponto central e onde tudo se concentra.
À sua frente, fica a Iglesia de San Pedro de Atacama, que é branquinha e feita de adobe, com teto e porta de de madeira de cactus (muitas coisas no Atacama são feitas com madeira de cactus!), com entrada gratuita e é um Monumento Nacional Chileno.
Ainda, há o Museo Arquelógico Gustavo Le Paige, um padre belga e estudioso da cultura atacamenha, no qual há vários objetos históricos incas e atacamenhos e você pode aprender um pouco mais sobre a sua história. Na sua frente há um semáforo de raios ultravioletas, indicando a nocividade da irradiação do sol.
Você também encontra a Casa Incaica, onde o conquistador espanhol Pedro Valdívia se hospedou quando da conquista do território Inca e é a construção mais antiga da cidade na qual hoje funciona uma loja de artesanato.
Ainda, há Feiras de Artesanato, onde é possível comprar vários souvenires e objetos típicos da região. E como eu não poderia deixar de falar, numa destas feiras ficava uma gatinha chamada Kitty, que é um pouco temperamental, porém adora o carinho, e por isso, pra mim, é uma parada obrigatória toda vez que eu vou! =)