Nossa, quanta coisa pra saber antes de pisar em San Pedro de Atacama, não? Mas agora que você chegou, você precisa entender como funciona a cidade para saber onde se hospedar no Atacama!
A cidade de San Pedro de Atacama
Acima de tudo, San Pedro de Atacama é uma cidade muito pequena. Em outras palavras, basicamente ela se resume a uma rua principal – a Calle Caracoles – que é rodeada de outras ruinhas, onde se concentram os hotéis/hostels/hostais, mercados, restaurantes, bares, casas de câmbio e agências de turismo. Tudo acontece lá!
Dica da Fefa: fique em alguma hospedagem próxima a este miolinho. Não fique num lugar que não dê para chegar à pé na Praça Central (Plaza de Armas), onde fica a Igreja, em menos de 10mins. Durante o dia, o sol é muito quente e uma distância maior que essa vai parecer interminável! E acredite, enquanto você não estiver no passeio ou dormindo, você vai estar na Calle Caracoles!
Dica da Fefa nº 2: Agora que você já sabe onde se hospedar você precisa ficar atento a uma coisa, que muita gente não tem ideia que acontece! Diversas hospedagens em San Pedro têm um sério problema no fornecimento de água quente (ou de água, seja quente ou gelada). E juro, não tem nada pior do que você chegar de um passeio no fim do dia, querer tomar um banho e sair uma água geladíssima (ou não sair água nenhuma!).
O segredo é pesquisar sempre!
Então, meu conselho é o seguinte: pesquise tudo que você puder sobre o lugar em que você pretende ficar. Existem bons custos benefícios, mas procure saber se existe fornecimento direto de água e de água quente. Veja as recomendações no TripAdvisor.
Dica da Fefa nº 3: É possível que algumas hospedagens façam a isenção do IVA (imposto chileno parecido com o ICMS), cuja taxa é de 19%. O estabelecimento, no entanto deve estar registrado no Serviço de Impostos Internos do Chile. Converse no seu hotel para saber se é possível essa isenção, que é normalmente feita quando o pagamento é em dinheiro e em dólar ou euro. Há possibilidade também dessa isenção para pagamento com cartão de crédito, mas tudo deve ser negociado.
Bom, como eu já disse pra vocês, eu fui três vezes pro Atacama e fiquei hospedada em dois lugares diferentes. As duas primeiras vezes sozinha e a última vez, com meu marido.
Como eu só posso recomendar aquilo que eu conheço, vou falar sobre estas duas hospedagens! Ambas são lugares diferentes, com pegadas diferentes, e voltaria a ficar em qualquer uma delas. As duas se localizam na Calle Domingo Atienza, cortada pela Calle Caracoles, só que de lados opostos dela.
E também, vou falar sobre uma hospedagem em que minhas amigas ficaram recentemente (fevereiro de 2019) e me contaram sobre.
Hotel Poblado Kimal
É um hotel turístico, mas de uma categoria superior, irmão do Hotel Kimal, que se encontra na mesma rua, à sua frente. Este hotel conta com diversas comodidades (entre ambos hotéis irmãos, pois os hóspedes dos dois podem transitar entre eles) como piscina (gelada – sim eu tenho um sério problema com água gelada!), wifi, restaurante bar, frigobar, diversos serviços…
O quarto é um chalezinho, e tem bastante privacidade, sendo amplo, confortável, com chuveiro com água quente e conta com aquecedor (à noite faz muito frio, lembrem-se!). Mas, tudo isto tem um custo maior. Se você quer ter uma comodidade maior e tiver condições ($$$), este hotel é ótimo, e você não vai se arrepender.
Onde se Hospedar no Atacama: Hostal Lickana
Já esta hospedagem se insere mais na categoria de pousada e é de categoria turística simples, sem nenhum luxo e quase sem serviços (tem apenas a lavanderia e wifi). O café da manhã também é bem simplezinho, mas provavelmente você vai tomar café durante os passeios.
Apesar da simplicidade, o quarto que eu fiquei (seja para uma pessoa, quando fui sozinha, e seja para duas pessoas, quando fui com meu marido) era bem amplo, o banheiro era bom e tinha água quente. O custo benefício, se você não faz questão de luxos, é um dos melhores, fora que o atendimento é muito bom.
E gente, eu tenho que falar isso, porque sou eu né? Então, se eu voltar pro Atacama um dia (espero!) eu ficaria novamente no Hostal Lickana! Além do ótimo custo benefício (já que eu não faço questão de luxos, só de água quente) e localização, na esquina da Calle Caracoles, este Hostal tem um gatinho (sim, você leu certo, um gatinho) muitoooo simpático e dócil.
Toda vez que eu chegava dos passeios ele vinha em minha direção pedindo carinho, eu abaixava, ele pulava no meu colo e em seguida, no meu ombro, e ficava lá feito papagaio de pirata! Bom, pra quem me conhece, sabe que não precisa muito mais do que isso para ganhar meu coração! 😍💜
Onde se Hospedar no Atacama: Hotel Corvatch
Este é o hotel que minhas amigas ficaram em fevereiro de 2019, então é uma informação mais recente. Elas disseram ter gostado muito das instalações, o quarto e o banheiro são limpos. Além disso, possui chuveiro com água quente e em abundância e eles oferecem amenities para toilette.
Há troca regular de toalhas e tapetes (achei legal a troca de tapetes, porque você vai ver que normalmente você chega em um estado deplorável dos passeios, sujando tudo!). Elas me disseram que o café da manhã também é bom e eles trazem até ovo quente a pedido.
Contudo, disseram que os funcionários são bem mal humorados/educados e barulhentos. Também, este hotel é um hotel/hostel, há as duas partes, e elas ponderaram que esta mistura não dá certo, porque se perde o clima de confraternização existente nos hostels.
Não gostou de nenhuma dessa opções?
Enfim, se você não gostou de nenhuma dessas opções de onde se hospedar no Atacama? Então, o Booking é seu cavaleiro salvador! 😆 Lá você pode encontrar a sua hospedagem, do jeitinho que você quer, no melhor custo benefício!
Ah, e se você reservar pelo link do blog, você não paga nada mais por isso e ainda ajuda a gente a continuar a manter o site e continuar dando mais dicas de viagem! 😉
E se você quiser entender como funcionam os pesos chilenos, recomendo você ler o post O Câmbio no Deserto do Atacama!