Se eu tivesse que escolher qual o passeio mais divertido do Deserto do Atacama, com certeza seria este!
Esta é outra atração que faz parte da Reserva Nacional dos Flamingos, sua entrada é a mais cara de todas, $ 15.000,00 pesos chilenos. Está a 2.400m de altitude.
Se você gostaria de visitar o Mar Morto, mas o Oriente Médio fica um pouco fora de mão, a Laguna Cejar pode ser uma alternativa! Além de ter um azul lindo, ela possibilita que você nela mergulhe e flutue, devido a sua grande concentração de sal (40% de sua constituição é sal), sendo o predominante o lítio.
Eu não fui na primeira vez que estive no Atacama, mas super me arrependi. Então, fui nas duas vezes posteriores. E foi muito legal! Você simplesmente não afunda, nem que queira! A temperatura da água é fresca durante o verão, dá aquele choquezinho quando você entra, mas logo se acostuma! Creio que fique muito difícil entrar nela durante o inverno! Só não abra o olho embaixo dela, vai arder bastante!
E prepare-se: você vai sair totalmente branco dela, porque o sal gruda muito no corpo. Mas hoje em dia o lugar conta com uma boa infraestrutura e há chuveirinhos com água doce para você poder se lavar. Também, há banheiros e vestiários (esse tipo de infraestrutura é o paraíso no Deserto, você não encontra em todas as atrações).
Próximos à Laguna Cejar, estão os Ojos del Salar, nos quais também é possível dar um mergulho, mas por serem de água doce, não há flutuação. Aqui eu não tive coragem de entrar! Mas o pessoal geralmente pula dentro delas e aproveita!
Dicas finais: água (leve muita, o sal vai te dar muita sede), protetor, roupa de banho e corta vento (no final da tarde venta muito e geralmente este passeio se encerra na Laguna Tebinquiche ao pôr do sol), chinelos (evite andar no entorno da Laguna descalço, porque você pode cortar seu pé no sal) e uma toalha.