.O Extremo Oeste Paulista, lá na região de Presidente Prudente, na rota turística do Pontal do Paranapanema, existe um polo fervilhante para passar por experiências gastronômicas e também de turismo rural, que eu não esperava encontrar.
Um lugar que você pode contrar turismo de Excelência é Socorro, e você pode descobrir tudo lendo o artigo Um Roteiro Completo em Socorro
Em cidades cuja existência eu desconhecia, descobri que em São Paulo, existe mais turismo do que pensamos, porque não dá para falar em turismo sem pensar em gastronomia e comida.
Os Pesqueiros do Extremo Oeste Paulista
A começar pelos pesqueiros. Passei por três pesqueiros nas cidades de: Iepê, no Pesqueiro Paiano’s, conhecido pelo seu famoso peixe na telha à parmegiana.
Já em Presidente Prudente, no Pesqueiro Chácara do Sol, onde experimentei um saboroso ceviche de tilápia numa paisagem de paz e de interior gostoso.
E, por último, Pirapozinho, no Pesqueiro e Apiário Ferreira Mel, que tem pesca esportiva, restaurante e é um apiário, Além de promover um trabalho de educação ambiental.
Restaurante Nordestino
Também conheci o inusitado Fulô de Mandacaru, um restaurante nordestino no coração do Extremo Oeste Paulista, em Presidente Prudente, cujos donos, prudentinos, começaram em Londres, foram pro Nordeste, voltaram pra casa e abriram o restaurante.
O carro chefe é o risoto de camarão cabra macho sim sinhô, o mas o lugar chama atenção pela super decoração que remete ao Nordeste e pelo excelente atendimento.
Rota das Frutas Exóticas
Em Narandiba encontrei a Rota de Frutas Exóticas, da família Suzuki.
Lá eles produzem pitaya, lichia, pitangas, amoras docinhas e a longan, conhecida como olho de dragão. No sítio eles promovem passeios onde você pode colher as frutas (quando da época).
E fazem um café colonial de primeira, com doces japoneses, doces feitos com as frutas, bolos de encher os olhos (e a barriga).
Os Pães Artesanais do Extremo Oeste Paulista
Os pães para mim, são um monumento à parte. Porque eu sou a louca dos pães. Encontrar pães artesanais tão bem feitos nessa região, e que não ficam devendo em nada para o que encontramos na capital foi uma agradável surpresa!
A começar pela cidade de Pedrinhas Paulista, de forte imigração italiana, tanto que tem até seu próprio Coliseu. Só de andar um pouco por ela, você já se apaixona.
Mas quando você conhece a Casa de Trocchio Vieira, troca umas palavrinhas com a Nonna Maria Grazia e experimenta o pão italiano e o pão recheado de panceta, aí você perde a razão de vez! Além do pão, eles também fazem bolachinhas de nata, de pinga e o italiano crôstoli.
E falar em pão é pensar em repartir, por isso o pão é meu, o pão é meu, o pão é nosso! Com esse slogan arrebatador, o casal Fernanda e Gerbes abriu a Pão Nosso, em Presidente Prudente, uma padaria, na qual você se sente acolhido no quintal de casa e saboreia desde um (nada simples) pão na chapa, a saborosos brioches recheados, toasts deliciosos, e é claro, o famoso brioche de laranja com chocolate (mas é com muito chocolate)!
Os Queijos
Não sei você, mas falou em pão, eu lembro de queijo. Em Adamantina fica a Queijos Monte Alegre, mas se você pensa que é uma simples fábrica de queijo, se enganou. Além de serem queijos artesanais de primeira qualidade, eles oferecem cafés coloniais, e um espaço para vivenciar a vida no campo, colhendo frutinhas, visitando a casa do caipira, brincando com os bichinhos da fazenda. Os queijos são ótimos? São, mas é mais que o queijo, é uma experiência completa!
A Charcutaria do Extremo Oeste Paulista
E queijo, claro, combina com charcutaria! Em Varpa, distrito de Tupã, o Rancho dos Defumados faz linguiça defumada típica da Letônia, além de filé mignon suíno, joelho de porco e bacon.
No mesmo ramo, em Presidente Prudente, conheci o Le Doc. O que poderia não ser recomendado pelos médicos, não é o caso, pois este é o hobby do Dr. Cadu, um cardiologista que começou uma produção artesanal sem aditivos ou conservantes químicos, e, portanto, mais saudável. Eles têm uma vasta carta de produtos como linguiça portuguesa maturada em vinho, linguiça blumenau, salsichas, bacon, e muito mais!
O Apiário e suas abelhas
Em primeiro lugar, eu tenho verdadeira paúra de abelhas, porém em Varpa, no Apiário Puro Mel, a Neyla me ensinou tanto sobre essas bichinhas que talvez eu fique com um pouco menos de medo quando vir uma.
A Neyla recebe os visitantes dando uma verdadeira masterclass sobre a vida das abelhas, mostra como os favos de mel são formados, nos deixa degustar não apenas o mel, mas o próprio favo, enfim, uma experiência incrível!
Os bons drinks
Ainda em Tupã, pude tomar bons drinks, na Quintal da Factory. Uma ótima opção na região para se reunir com amigos para papear e saborear bebidas autorais muito bem executadas pelos seus bartenders. E o melhor: você não gostou de um ingrediente ou quer colocar o seu? Pode pedir que eles fazem!
Conservas e Geleias
E geleia, pastas e conservas, quem não gosta? Ainda mais conhecendo a pessoa que tá por trás de quem as faz! A Danega Conservas, em Presidente Prudente é capitaneada pela Lucimara, a Mara, uma explosão de alegria, que divide seu tempo entre o hospital (ela é técnica em enfermagem) e a Danega. Ela tem uma mente criativa e uma mão maravilhosa para fazer essas gostosuras. Você pode encontrar geleia de batata doce com conhaque, pasta de banana com pimenta e um pepino em conserva que é divino!
Pastel em formato de galinha
Por último, mas não menos importante, um curioso pastel em formato de galinha! Em Bastos, a Capital do Ovo, o pequeno, mas potente, trailer, da Sua Pastelaria foi desafiado a fazer uma delícia gastronômica que homenageasse a estrela da cidade: o ovo!
Então, surgiu a ideia de fazer o pastel, em formato de galinha e recheado de carne, queijo e ovo cozido. Uma delícia para os olhos e para o paladar.
Programa Sabor de São Paulo no Extremo Oeste Paulista
Passei uma semana nessa rota a convite da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e Mundo Mesa pelo Programa Sabor de São Paulo.
A propósito, se você reserva os serviços para sua viagem pelo nosso link, seja de aluguel de carro, hospedagem, passeio, seguro viagem e chip de celular, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o nosso blog com mais e mais dicas gratuitas de viagens!
Além de me sentir grata e honrada por poder ter passado por todas as experiências no Extremo Oeste Paulista, fico contente, por poder vir aqui e compartilhar com você o quanto o Estado de São Paulo tem potencial turístico para ser explorado, em lugares que nunca imaginamos! Basta nos permitir! 😉