O Salar de Talar, apesar do nome, não tem nada a ver com o Salar de Tara. Sim, é outro Salar, conhecido também como Salar de Águas Calientes, que fica um pouco mais distante de San Pedro. Não tenho como descrever porque nunca visitei (apesar de querer fazê-lo), mas quem já foi garante que é mais uma dessas paisagens bestificantes do deserto.
Este tour não costuma ser realizado pelas agências e fica um pouco mais afastado do que os demais.
Porém, pelo que eu soube, ele fica bem próximo das Piedras Rojar, que se tornou um tour queridinho de quem vai pro Deserto do Atacama. Tem gente até que fala que o Salar de Talar e Piedras Rojas são a mesma coisa.
Piedras Rojas passa o Trópico de Capricórnio. Na realidade, lá é um mirante para observação de formações vulcânicas de coloração avermelhada em razão da oxidação do ferro presente naquele lugar. De lá, você pode observar o Salar de Talar.
Infelizmente eu não posso falar muito sobre lá, porque nunca fui! 🙁
Mas, tem uma história interessante, causada por um brasileiro no lugar. As Piedras Rojas foram fechadas pela comunidade local, depois que um atleta brasileiro resolveu fazer kite surf em uma das lagunas de lá. Tal ação foi parte de uma filmagem pelo Canal Off. Por óbvio que a comunidade local não ficou nenhum pouco feliz e está barrando a entrada, até porque lá é refúgio de flamingos e isso acabou mexendo com todo o ecossistema da região. Por causa de uma pessoa sem noção, outras não vão poder contemplar a paisagem belíssima do lugar…
Hoje apenas o mirante está aberto para visitação, não podendo mais caminhar sobre as pedras (o que antes era permitido).
Não tenho fotos próprias porque não fiz esse tour. A imagem acima foi retirada do site da Touristour.