Caso você não saiba (até eu ir para lá, eu também não sabia), o Atacama é o melhor observatório do céu do planeta, devido às condições climáticas que o deserto mais árido do mundo proporciona (quase não chove e não há nuvens), além de sua grande altitude.
Inclusive, lá é o local onde se desenvolve o Projeto Alma (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) , uma cooperação entre Europa, Estados Unidos, Ásia e Chile e que consiste num telescópio de última geração que estuda a radiação produzida por alguns dos objetos mais frios do Universo.
Algumas agências de viagem proporcionam uma ida a pequenos observatórios com telescópios potentes, nos quais você pode observar o céu em toda sua plenitude.
Porém, este tour não é possível em todos os dias do mês, pois a Lua cheia atrapalha a observação das estrelas e ele também não ocorre quando o céu está nublado (o que é raro, mas pode acontecer, inclusive, aconteceu na minha segunda visita ao deserto).
Eu fiz o tour (duas vezes) pela Agência Space, sobre qual já falei no post sobre agências de turismo. Repito que eles são muito honestos quanto à possibilidade ou não de fazer o tour (em razão da Lua cheia ou céu nublado).
Também, como já disse, este é um tour feito à noite e inclui o transfer até o observatório. Lá há uma explicação de um astrônomo sobre as estrelas, como se formaram, o que significam e como os povos as observaram ao logo dos tempos. Depois, você pode ver o céu pelos telescópios. Ao final, há um bate papo para tirar dúvidas e eles oferecem um chocolate quente, um café, um chá de coca (a sua escolha) e um cobertor, porque, além do frio noturno, o lugar é totalmente aberto, Portanto, não subestime o frio e vá bem agasalhado! 😉
Não tenho muitas fotos de lá. Só da Lua! 🙁 Mas é que tudo acontece no escuro total então sem uma câmera boa (eu não tinha na época), era muito difícil tirar qualquer foto!