Ter um voo cancelado ou um voo atrasado é um verdadeiro perrengue de viagem! Porém, se isso acontecer, você tem direitos! Então, venha ver quando há um voo cancelado o que fazer!
Voo cancelado o que fazer?
Ninguém quer ter um voo cancelado durante aquela viagem dos sonhos, programada com tanto carinho e dedicação!
E mesmo que seja uma viagem de lazer, isto pode causar a perda de compromissos e até mesmo do seu suado dinheiro!
Você pode se interessar sobre Como fazer a escolha pelas suas passagens aéreas!
O que pode ocasionar o cancelamento do voo ou o atraso do voo?
Manutenções não programadas de aeronave
Essas manutenções de aviões, normalmente, têm dia e hora pra acontecer, de acordo com as companhias aéreas.
Porém, um reparo imprevisto pode motivar o atraso ou cancelamento voo.
Atrasos ou problemas com a tripulação
Assim como nós, a tripulação, ou seja, as pessoas que trabalham na companhia aérea, também podem ter imprevistos. Quem nunca passou mal e precisou faltar ao trabalho?
Porém, nem sempre é possível substituir a pessoa que trabalharia naquele voo, o que causa o seu atraso ou cancelamento.
Condições climáticas
A natureza é imprevisível. Fortes chuvas, tempestades, nevascas, tornados causam há atrasos ou cancelamento dos voos para a segurança de todos.
Bagagem despachada sem dono
Se um passageiro despachar sua mala, mas não embarcar no voo, há uma ação suspeita.
Assim, por questões de segurança, ocorre o atraso ou cancelamento do voo.
Excesso de tráfego aéreo
Tal qual ruas e estradas, o céu também com o tráfego!
Assim, se tiver muitas aeronaves no ar e na pista de pouso, outros voos são cancelados ou atrasados pela dificuldade de estacionamento e decolagem.
Meu voo foi cancelado: quais meus direitos?
Se houver o cancelamento do seu voo, além da assistência material, você tem algumas opções de direitos.
A primeira é receber de volta o valor integral da passagem aérea, inclusive o da taxa de embarque.
A segunda é a remarcação de voo na data e horário de sua preferência, sem cobrança adicional.
Também, você pode embarcar no próximo voo da mesma ou de outra companhia aérea para o mesmo destino, sem custo adicional.
Todavia, se você escolher o reembolso integral ou a remarcação do voo, a companhia aérea pode interromper a assistência material.
Contudo, se você escolher embarcar em outro voo, ela deverá mantê-la.
Pra onde você está voando? Vai precisar de passaporte? Leia o post com o passo a passo de Como tirar passaporte!
Além disso, é importante saber que a companhia aérea tem até 72 horas antes do voo para fazer alterações na viagem.
Apenas no caso de haver comunicação dessas alterações deste prazo de 72 horas de antecedência é que os direitos acima listados, ou seja, a reacomodação, reembolso ou remarcação, não serão devidos.
Entretanto, se não houver comunicação ou esta se der fora do prazo, os direitos são mantidos.
Voo de conexão cancelado
Ainda, o voo cancelado pode ser um voo de conexão, ou seja, o que é feito entre o destino de origem e o de chegada.
Nestes casos, você ainda terá os seguintes direitos:
Primeiramente, o direito ao reembolso do valor integral da passagem e voltar para o aeroporto de origem, sem custo adicional.
Ou, você pode permanecer no aeroporto da conexão e receber o reembolso do voo não realizado.
Além disso, há a escolha de embarcar no próximo voo da mesma ou de outra companhia aérea para o mesmo destino, sem custo adicional.
Ademais, há a possibilidade de remarcar o voo na data e horário de sua preferência, sem cobrança adicional.
Por fim, há a opção de concluir a viagem por outro meio de transporte, por exemplo ônibus, táxi, vans, desde que seja possível.
Se você optar pelo reembolso ou pela remarcação do voo, haverá suspensão da assistência material.
Caso contrário, a companhia aérea deve manter a assistência.
Voo atrasado o que fazer?
Não é apenas de voo cancelado que vivem as companhias aéreas! Há também o grande problema de voo atrasado!
E o que fazer caso você tenha um atraso no voo?
Voo atrasado: quais meus direitos?
No caso de atraso no voo, o passageiro sempre tem direito a assistência material, ou seja, a forma da companhia aérea de minimizar os prejuízos, de acordo com o número de horas em espera pelo novo voo.
Assim, a partir de 1 hora de espera, deve ser garantido o acesso gratuito às formas de comunicação, seja ligações, internet, etc.
Já a partir de 2 horas de espera, a companhia aérea deve fornecer a alimentação. Pode ser como lanches e bebidas, ou vouchers para serem usados no aeroporto.
No entanto, se a espera for de 4 horas ou mais, a empresa aérea deve fornecer acomodação ou hospedagem e o transporte de ida e volta.
Porém, caso a pessoa esteja na cidade onde mora, há apenas o direito ao transporte de ida e volta sem que isto lhe cause danos adicionais.
Importante: a assistência material é um direito geral! Também deve ser prestada nos casos de cancelamento de voo, overbooking e perda de conexão.
Demais direitos para casos de atraso no voo
O direito por excelência em caso de voos atrasados é a prestação de assistência material.
Contudo, em casos de atraso superior a 4 horas, o prejuízo é maior e você tem as seguintes opções:
Em primeiro lugar, o passageiro tem o direito ao reembolso do valor integral da passagem aérea, inclusive da taxa de embarque.
Além disso, há opção de remarcação na data e horário de sua preferência, sem cobrança de taxas.
Normalmente, as companhias aéreas cobram por remarcações. Porém, como ela mesma causou a sua necessidade deve, fazê-la gratuitamente.
Também, há a possibilidade de reacomodação no próximo voo da mesma companhia aérea para o mesmo destino, caso haja lugar disponível.
Se a opção for pelo reembolso ou remarcação da passagem, a assistência material será suspensa.
Apenas em caso de reacomodação em outro voo, ela será mantida.
Voo de conexão atrasado
Ainda, pode ocorrer que o voo atrasado seja um voo de conexão.
Nestes casos, o passageiro tem os seguintes direitos:
Em primeiro lugar, receber o reembolso do valor integral da passagem aérea + taxa de embarque e voltar para o aeroporto de origem, sem custo adicional.
Ou, você pode permanecer no aeroporto da conexão e receber o reembolso do trecho não realizado.
Além disso, você também ser reacomodado no próximo voo da mesma ou outra companhia aérea para o mesmo destino, sem custo adicional, caso haja assentos disponíveis.
Ademais, o passageiro pode remarcar o voo na data e horário de sua preferência, sem cobrança adicional.
Por fim, outra a última opção, é a de concluir a viagem por outro meio de transporte, desde que possível.
Da mesma forma que no voo principal, caso haja o reembolso ou remarcação da passagem, a assistência material será suspensa.
A manutenção ocorre apenas nos demais casos.
O reembolso das passagens aéreas na pandemia
Infelizmente, a pandemia ocasionou diversos cancelamentos de voos e nos impediu de viajar, o que fez várias pessoas pedirem reembolso do valor da passagem aérea.
Em situações normais, o reembolso é imediato, até porque a companhia aérea que causa o cancelamento do voo.
Porém, com a pandemia as regras são diferentes.
Assim, se seu voo foi cancelado durante a pandemia, entre as datas de 18 de março de 2020 a 31 de outubro de 2021, e fez a opção pelo reembolso, este poderá ocorrer em até 12 meses contados da data que o voo ocorreria.
Qual o prazo para exigir indenização em caso de cancelamento ou atraso de voo?
Sim, o seu direito de exigir uma indenização nestes casos não é eterno! 🤣
Então, para voos nacionais, o prazo é de 5 anos, a partir da data do voo para pedir uma indenização, em caso de atraso ou cancelamento de voo.
Já para voos internacionais, o prazo é de 2 anos para buscar uma compensação pelos problemas causados.
Voo cancelado o que fazer: como conseguir uma compensação em casos de atraso ou cancelamento
Entretanto, esses direitos nem sempre bastam para o ressarcimento dos problemas causados pelo atraso ou cancelamento do voo, principalmente em demoras superiores a 4 horas.
Assim, nestes casos, você pode receber uma indenização em dinheiro!
Principalmente se o problema causar a perda de um compromisso importante, por exemplo, reuniões de trabalho, casamentos e etc.
Antes de viajar você precisa se programar! Então, leia o post Como iniciar os preparativos de viagem, pra saber como fazer!
Voo cancelado ou atrasado que fazer: como garantir que seus direitos sejam efetivados
Primeiramente, contacte a companhia aérea explicando o ocorrido e demonstre saber seus direitos, exigindo-os de acordo com a situação.
Em segundo lugar, peça por escrito o motivo do cancelamento ou atraso, pois isto é uma prova que ocorreu um problema com o seu voo.
Ainda, guarde todos os documentos referentes à passagem: cartão de embarque, etiquetas de bagagem, etc.
Também, documente o atraso ou cancelamento do voo: tire fotos e faça vídeos, guarde comprovantes de gastos ocasionados pelo cancelamento ou atraso.
Por fim, anote todas as informações passadas pela companhia área, como número de protocolo e nome do atendente.
Como facilitar todo o trâmite com a companhia aérea?
Nem sempre é fácil correr atrás dos nossos direitos!
Temos dificuldades em entender o que pedir, ou às vezes não temos tempo ou temos preguiça de fazer valer nossas garantias!
Neste sentido, saiba que existe uma empresa que pode te ajudar com tudo isso: a Voe Tranquilo!
A Voe Tranquilo é uma empresa especializada em ajudar quem teve problemas com voo a conseguir uma indenização da companhia aérea, intermediando a solução!
Funciona assim: quanto ao cancelamento de voo, é só acessar o site, preencher o formulário online e encaminhar os documentos necessários.
O procedimento é exatamente o mesmo para o caso de voo atrasado.
O melhor é que no horário das 8hs às 20hs, eles te respondem em até 1h!
Então, a Voe Tranquilo fará todo o contato com a companhia aérea, em seu nome, para fazer o melhor acordo.
E você pode acompanhar o procedimento pelo site ou WhatsApp e eles te avisam para aceitar ou não a proposta.
Claro que você não precisa aceitar a proposta se não se sentir satisfeito.
Além disso, este serviço é gratuito! A Voe Tranquilo apenas cobra uma porcentagem do valor acordado, caso haja êxito. Se não houver acordo, nada será cobrado.
Ou seja, é uma mão na roda pra quem teve um problema com o voo e não consegue correr atrás de seus direitos. É uma forma rápida e fácil de resolver seu perrengue!
Sobre a Voe Tranquilo: é confiável?
A Voe Tranquilo é uma startup que quer ajudar as pessoas a resolver problemas com voos.
Normalmente, quando ocorre um problema no voo, nunca vamos atrás dos nossos direitos, seja por os saber, ou por não ter tempo, ou até mesmo por preguiça!
Em outras palavras, a Voe Tranquilo faz o seu papel, encurtando o caminho entre a solução do seu problema e a justiça.
Ainda mais, esse serviço de avaliação é totalmente gratuito!
Assim, eles cuidam de tudo até que haja uma proposta pela companhia aérea.
Apenas no caso de aceitação da proposta, a Voe Tranquilo cobrará uma taxa de 30% do valor acordado.
Ou seja, você não paga nada antes, apenas se estiver satisfeito com o acordo buscado pela Voe Tranquilo!
Logo, a Voe Tranquilo é totalmente confiável pois não há pagamento sem indenização!
Ainda, não há qualquer reclamação no Reclame Aqui!
Enfim, no site da Voe Tranquilo, você tem informações sobre seus direitos em casos de problemas com voos!
Gostou de saber sobre seus direitos de viajante?
Então, no Instagram do Fefa pelo Mundo tem um post contando sobre 5 direitos básicos do viajante! Corre lá pra ver! 😉
*O Fefa pelo Mundo este post a convite da Voe Tranquilo. O conteúdo do post é independente e reflete a opinião do Blog.