Você certamente já ouviu falar sobre a Ilha de Páscoa e seus Moais! Mas você já pensou em ir pra lá? Que tal um Roteiro Completo da Ilha de Páscoa para ajudar a realizar este sonho?
O que você precisa saber antes de ir pra Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa é território pertencente ao Chile, portanto, você pode ir para lá com apenas seu RG (geralmente, com até 10 anos de emissão), ou com seu passaporte com validade de pelo menos 6 meses.
Contudo, para entrar na Ilha de Páscoa, é necessário entregar o Formulário Único de Ingresso a Rapa Nui (FUI), um documento que deve ser preenchido nos portos e aeroportos do continente antes do embarque. Ademais, ao preencher o formulário você precisa mostrar sua passagem de ida e volta e onde ficará hospedado. Observe que a permanência máxima na Ilha é de 30 dias.
Uma dica de ouro é reservar seus passeios com a Civitatis, que tem o site completo e guias em português e o pagamento é feito em reais! Eu costumo reservar meus passeios pra lá e nunca teve erro! Clica nesse link para reservar o seu!
Porém, como adquirir esse ingresso?
Por exemplo, você pode comprá-lo no próprio aeroporto (foi o que eu fiz). Por outro lado, se optar por deixá-lo para fazer mais tarde, a entrada ainda poderá ser paga nos setores de Orongo ou em Rano Raraku. Estas informações são do site oficial Rapa Nui.
Roteiro Completo da Ilha de Páscoa: Como chegar lá?
A Ilha de Páscoa é o ponto mais distante de qualquer outro ponto do Mundo e por causa disso é carinhosamente chamada de Te Pito o Te Henua, cujo significado é “Umbigo do Mundo”.
Ok, mas se é o lugar mais distante de todos os demais pontos do Mundo, como eu faço para chegar lá?
Como é um Roteiro Completo da Ilha de Páscoa, eu vou te dar todas as opções! 😉
Em primeiro lugar, é possível ir de barco, a partir da cidade portuária de Valparaíso (Chile)! Entretanto, é uma viagem de aproximadamente oito dias e há apenas duas saídas anuais. Logo, se sua pretensão é essa, tenha muitos dias reservados para isso!
Entretanto, o usual é ir de avião mesmo!
Melhor opção para ir para a Ilha de Páscoa
Pesquisando, por exemplo, partindo do Brasil (São Paulo), é possível ir pela Latam, com escala em Lima ou Santiago (eu fiz a escala em Lima). Se for este o caso, entre sair do país e chegar lá com a escala, a viagem costuma demorar umas 13hs.
Achei também voos pela American Airlines e Avianca, que fazem paradas em Bogotá e Miami (no mesmo voo).
Há também uma opção de pegar um voo para a Polinésia com escala na Ilha (apesar de eu não ter achado essa opção partindo do Brasil).
Dito isso, indo de avião, você chegará no Aeroporto de Mataveri (financiado pela NASA). Trata-se de uma Ilha, lembrem-se, portanto, não se assustem ao ver a pequenez deste aeroporto. Além disso, há uma fila única para passar na imigração. E todo mundo que estava no avião com você vai passar por ela. Então, tenha paciência.
Por outro lado, para sair do aeroporto rumo ao hotel, é fácil conseguir um táxi, E normalmente os hotéis fazem o traslado. Mas se você não quiser preocupações, reserve seu traslado desde já neste link!
Faça um Seguro Viagem, você está no ponto mais distante do Planeta!
Como eu já disse, a Ilha de Páscoa fica num Reino muito muito distante!
Então, não vá ser o louco da economia e economizar justamente onde não deve: na sua saúde!
Eu não sei você, mas eu sou a rainha dos perrengues! Então pra evitar qualquer um deles, eu sempre faço seguro viagem pra onde quer que eu vá! Eu já passei mal tantas vezes que não sei o que seria de mim sem ele! **Eu já quebrei o dedinho do pé chutando a parede, gente!** 😩
Da mesma forma, basta você acessar o banner abaixo, ouo site da Seguros Promo e colocar o cupom “FEFAPELOMUNDO5” que você consegue um descontinho de 5%!
E ainda, se você estiver interessado em mais descontos, fica ligado nos stories do Instagram do Fefa pelo Mundo! Porque lá sempre tem descontos ótimos para o Seguros Promo!
Tenha um Chip de Celular internacional, comunicação é tudo!
O aviso é o mesmo: você tá no lugar mais longe da Terra, mas isso não quer dizer que você precisa ficar incomunicável!
A Viaje Conectado te ajuda na missão de dar aquele oi pra família do outro lado do Mundo! O chip é da YES BRASIL e você o recebe no conforto do seu lar! Mas não se preocupe, ele só será ativado na data em que você determinar!
Você ainda pode pagar via Pay Pal, ou cartão de crédito, à vista ou em 5x! Portanto, motivo pra ficar incomunicável você não tem, a não ser que você queira! 😉
E a mesma coisa vale aqui! Se você estiver interessado em desconto nesse chip de celular, fica ligado nos stories do Instagram do Fefa pelo Mundo! Porque lá sempre tem descontos ótimos para o chip da Viaje Conectado!
Roteiro Completo da Ilha de Páscoa: Qual a melhor época para ir?
E como é o clima na Ilha de Páscoa?
Acima de tudo, a Ilha tem um clima agradável o ano todo (não faz muito frio).
O verão coincide com o mesmo período que o nosso (de dezembro a março), quando faz mais calor (leia-se: calor insuportável de quente, além de úmido).
Já os meses mais chuvosos vão de abril a julho (maio, por excelência), apesar de pancadas de chuva poderem ocorrer durante todo o ano.
E como foi a minha experiência? Eu fui no fim de abril, começo de maio de 2012. Em alguns dias dava uma rápida pancada de chuva à tarde. E logo depois, o tempo abria e voltava a aparecer o sol. Não atrapalhou a viagem em nenhum momento.
Mas é bom fazer uma observação: em fevereiro ocorre a alta temporada, devido ao Festival Tapati Rapa Nui (que é uma celebração da cultura Rapa Nui). Se você puder ir nesta época, acho muito legal, porque ter esse contato com a cultura Rapa Nui tão de pertinho deve ser muito interessante!
Resumindo, o Festival consiste, basicamente numa competição entre nativos e os turistas, que inclui provas de força, destreza e dança. O time que vence escolhe a rainha da Ilha.
Roteiro Completo da Ilha de Páscoa: Onde se hospedar?
Pra saber onde se hospedar na Ilha de Páscoa, você deve saber que tudo lá gira em torno de Hanga Roa, que podemos de chamar de “centrinho” da Ilha.
E é lá que tudo acontece: é lá que estão todos os restaurantes, agências de turismo, hotéis e até mesmo alguns moais!
Portanto, é lá que eu considero o melhor lugar para sua hospedagem na Ilha de Páscoa, desta forma o centro da cidade você poderá fazer todinho à pé!
Neste ponto, existem diversas opções de hospedagem. Há campings (nos quais você pode levar sua própria barraca, ou alugar uma barraca pagando um valor há mais), hostels (sempre tem!), pousadas, hotéis de diversas categorias, vale a pena dar uma boa pesquisada sobre qual é a melhor opção para você.
Uma indicação de hotel nesta região é o O’tai Hotel, por exemplo.
Apesar deste Hotel não ter site, você pode encontrar fotos e recomendações no Booking e no TripAdvisor, sendo que pelo Booking, a diária de um quarto para casal, com banheiro privativo, ar condicionado e café da manhã incluso, está por volta de R$ 857,00. Mas você pode encontrar outros!
O que fazer? Um Roteiro Completo na Ilha de Páscoa!
E o que tem de bom pra fazer na Ilha de Páscoa? Bom, eu vou falar tópico por tópico, mas resumindo: o que você mais vai ver são os Moais! Mas também, tem vulcão adormecido, Ilha com lendas antigas e muita cultura Rapa Nui!
Pra conhecer tudo, eu creio que 4 dias inteiro bastam. Porque senão acaba cansando!
Por exemplo, para fazer tudo você pode alugar um carro, e fazer por conta própria, ou fechar os passeios por uma agência.
Eu fiz os passeios com a Kia-Koe Tour, que além das excursões regulares, conta com diversos serviços, como aluguel de carros, passeios de cavalos e transfers, entre outros. Em suma, o site deles está também em português e você pode ver que tour que eles fazem e entrar em contato com eles. Atualmente, a agência conta com 3,5 estrela no TripAdvisor!
Centro de Hanga Roa e Imediações
Bom, você provavelmente vai ficar hospedado por aqui, então, nada melhor do que uma batida de perna pra conhecer o entorno!
E no centro você encontra a Igreja Santa Cruz, que é toda decorada com elementos Rapa Nui (inclusive o crucifixo principal). Mas, todo domingo há missa rezada na língua Rapa Nui! Independentemente de religião, é algo muito interessante para se ver.
Ainda, pertinho da Igreja há uma feirinha de artesanato com diversas peças rapa nui e selo polinésio de qualidade! É uma feirinha pequena, mas eu trouxe uns 200 moais de lá! (Sim, eu sou dessas! 🤣
Além disso, há uma praia, na Caleta Hanga Roa Otai. É lá fica um pequeno porto (em que ficam vários barquinhos para a prática de mergulho) e provavelmente o primeiro moai que você verá, o Ahu Tautita, um moai solitário, numa paisagem exuberante!
E é por esta avenida beira-mar que você verá o por do sol mais bestificante da Ilha! Vale a pena reservar um tempo pra ver esse espetáculo!
Museo Antropologico Sebastián Englert
Num Roteiro Completo da Ilha de Páscoa não pode ficar faltando o Museu que conta toda a História da Ilha, certo?
Ou seja, este pequeno Museu tem uma coleção de objetos da cultura Rapa Nui, inclusive o único Moai Feminino e um olho de Moai original (os que você encontra na Ilha são pintados), o seus grandes ponto de interesse.
O Museu fica pertinho de Hanga Roa, é uma batidinha de perna a pé (de acordo com informações no site do Museu, uns 20mins de caminhada). Mas você também pode pegar um táxi.
Informações úteis
Endereço: Tahai s/n, Isla de Pascua, Chile.
Horário: De quartas a sextas, das 09:30hs às 17:30hs. Sábado, domingos e feriados, das 09:30hs às 12:30hs.
Ingresso: Entrada gratuita
Para mais informações visite o Site do Museu
Ahu Akahanga
Em primeiro lugar, devo esclarecer o que é um ahu: os ahus são as plataformas em que os moais ficam postos.
Entretanto, diferentemente dos ahus “normais”, cheinhos de moais em cima, os moais aqui estão caídos ou deitados. E não estão propriamente em cima de um ahu.
Este local é mais um sítio arqueológico, que não foi restaurado como os demais, por isso é possível observar os moais em seu “estado natural”.
Ainda, há algumas cavernas no entorno e uma feirinha de artesanato com rapa Nuis típicos e simpáticos e figuraços! E pra tirar foto com você eles não falam pra você dizer “x”, eles falam pra dizer “moai”!
Ahu Tongariki
O Ahu Tongariki é o maior ahu da Ilha, com quinze Moais, além de ser uma das paisagens mais bonitas da Ilha.
Além disso, dizem que aqui é um dos lugares mais lindos da Ilha para ver o nascer do sol! Infelizmente, eu não tive essa oportunidade, mas se alguém teve, me fala como foi!
Existe, ainda, um moai caído, não colocado no ahu. Acredita-se que este moai nunca tenha feito parte do ahu, mas é mais um dos mistérios da Ilha! Note que o pescoço dele está quebrado, e a crença diz que quando o pescoço do moai quebra, o moai morre.
Ainda, logo na entrada do Ahu Tongariki, você é recebido alegremente por um imenso moai solitário, que não faz parte do ahu. Mas além de solitário, esse moai é conhecido como o “Moai Viajante”! Você que saber o porquê do nome Moai Viajante? Leia no post completo sobre o Ahu Tongariki!
Rano Raraku
Este lugar é conhecido como a Fábrica de moais. Isso porque era lá o lugar onde eles eram esculpidos, pois de lá que se extraia a matéria prima para sua construção.
Fazendo uma pequena trilha, podem se observar diversos moais pelo caminho, inacabados ou acabados e não transportados. Só aqui são 397 cabeçudinhos que você pode visitar!
Conto um pouco mais sobre este lugar com todas as informações em Rano Raraku – a Fábrica de Moais!
Também, aqui você também pode observar o maior e mais pesado moai já encontrado: 21m de comprimento e mais de 200 toneladas!
Pedra Te Pito Te Kura
Em primeiro lugar, eu disse que a Ilha de Páscoa é conhecida por Te Pito o Te Henua, o Umbigo do Mundo! E o o Umbigo do Mundo é justamente nessa pedra!
Este local é um campo magnético, e as pessoas costumam aproximar bússolas para ver sua agulha girar sem parar.
Mas se você quiser saber um pouco mais sobre as lendas que falam sobre essa pedra, leia o poste sobre a Pedra Te Pito Kura!
Praia de Anakena
Apesar de ser uma Ilha, a Ilha de Páscoa não conta com muitas praias! A Praia de Anakena é a única em que é possível você tomar um solzinho e se arriscar a entrar no mar *gelado*!! 🥶
Mas não espere uma praia cheia de quiosques pra fazer aquela farofada! Há apenas poucas barraquinhas bem afastadas de onde realmente a praia fica.
Por outro lado, além da praia, o local conta com o Ahu Nau Nau, cujos Moais mantiveram intactos os seus Pukaos (o “chapeuzinho”) e a parte posterior tem petroglifos de lagarto. Dizem que os Moais deste ahu são os mais bem conservados da Ilha.
Ana Kai Tangata
Ana Kai Tangata é uma caverna, formada pela lava de erupções vulcânicas e de vista espetacular e cinematográfica, com o azul do mar e as ondas batendo nas rochas.
Em primeiro lugar, a sua descida, é feita por uma escadinha rústica que leva pro interior dela. Não é ideal para a prática de caving, é mais uma gruta que uma caverna, tendo 10m de largura, 5m de altura e 15m de profundidade.
Enquanto isso, em seu teto há diversas figuras rupestres, na maior parte de aves, pintadas nas cores vermelha, branca e preta.
Se você quiser saber um pouco mais sobre a lenda da Caverna (que tem a ver com canibalismo!), veja no post exclusivo sobre a Ana Kai Tangata.
Enfim, a minha dica final é a seguinte: entre nela, veja ela por dentro e depois fique de costas para o interior. A visão do mar não poderia ser mais maravilhosa
Orongo
Minha intenção aqui não é contar tudo sobre Orongo, mas sim informá-los de que este lugar essencial na sua visita à Ilha de Páscoa, existe!
Orongo era uma aldeia cerimonial e até hoje é possível observar as casinhas em que os Rapa Nuis originários moravam e podem se encontrar petroglifos. Orongo se localiza ao pé do vulcão Rano Kau e por ela é possível fazer trilhas até sua cratera.
Era o lugar onde acontecia todo o ritual do Homem Pássaro! Ficou curioso? Clique aqui pra saber mais! Mas só de olhar o azul do mar já dá vontade de ir lá ver!
O passeio por Orongo é uma pequena trilha, que passa pelas casinhas antigas feitas de basalto vulcânico, com observação dos petroglifos e a vista maravilhosa pra Ilha Moto Nui.
Para saber ainda mais sobre Orongo veja: Orongo: a aldeia cerimonial do homem pássaro!
Vulcão Rano Kau
E aí, você já pensou em ver um vulcão e sua cratera de pertinho?
Primeiramente, o vulcão Rano Kau é inativo! É tão inativo, que à primeira vista, você nem desconfia que se trata de vulcão, tipo, aquela montanhinha que solta fumacinha, sabe?
Pode até ser um pouco decepcionante no quesito vulcões típicos. Mas só como vulcão, porque o local em si não tem nada de decepcionante.
Para esclarecer, o Vulcão Rano Kau é coberto por vegetação e tem pequenas poças de água espalhadas pela sua cratera o que torna o seu visual belíssimo: e diferenciado de qualquer outro vulcão!
Existe uma trilha a partir do Museu Rapa Nui até o vulcão Rano Kau, porém, eu não a fiz, cheguei lá a partir de Orongo, que é um caminho bem mais curto, mas uma caminhada muito agradável.
A cratera é bem grande, tem 1500m de diâmetro e 250m de profundidade, daí seu nome, que significa “vulcão extenso”.
Puna Pau
Esta localidade era o lugar onde os pukaos, ou seja, os chapeuzinhos dos moais, eram fabricados.
Na realidade, existe toda uma discussão se isso eram chapéus, ou se eram os penteados utilizados pelas tribos ou até mesmo turbantes. Mas com certeza eram uma forma de representação de personalidades importantes.
Este local também é um mirante em que é possível ver toda a extensão da Ilha de Páscoa e seu centro em Hanga Roa.
Ahu Akivi
Este é o último ahu sobre o qual eu irei falar neste Roteiro Completo da Ilha de Páscoa!
Em compensação, este é o ahu mais diferente de todos, pois é o único em que os seus sete Moais, ao invés de estarem voltados para a parte interior da Ilha, ou seja, para onde vivem os habitantes, estão com os olhos voltados para o Oceano.
Este é mais um grande mistério que envolve a Ilha de Páscoa e eu conto um pouco no post que falo exclusivamente sobre o Ahu Akivi.
Este também é meu ahu preferido, e este também é um mais um mistério da Ilha, pois o porquê, eu não sei! 😜
Ana te Pahu
Esta é outra caverna da Ilha de Páscoa, um pouco mais extensa que a Ana Kai Tangata, aliás, é a mais extensa da Ilha!
Se você quiser atravessá-la, é bom estar preparado com um lanterna, pois a luz do celular é pouca para enxergar seus meandros! A boa notícia é que ela é segura, e acabei atravessando-a sozinha (sem um guia).
Certamente esta caverna era utilizada como refúgio pelas tribos Rapa Nui quando haviam guerras, o que inclusive é possível observar pela existência de fornos antigos dentro dela. Lá também se fazia um reservatório d’água, filtrada pelas rochas de seu interior.
Roteiro Completo da Ilha de Páscoa: Onde comer?
Normalmente, você acaba comendo por lugares onde sua excursão passa! Mas à noite, quando a fome aperta, é bom ter opções!
E eu tenho duas:
Ballet Kari Kari
Este não é um simples restaurante, é um show inteiro! Chegando lá já entrando no clima: pintam o seu rosto, te dão uma bebidinha e você pode tirar foto com o pessoal de trajes típicos Rapa Nui.
Posteriormente, é realizada uma cerimônia ao ar livre em que a comida que estava já sendo preparada é retirada do solo, como no tempo Rapa Nui. Depois de retirada a comida, ela é servida à vontade num salão para onde todos são levados.
Após a refeição, as pessoas são levadas a um teatro em que há apresentação de músicas e danças típicas Rapa Nui. Sinceramente eu acho que vale a experiência. A procura é grande, então eu recomendo fazer reserva com antecedência.
Informações:
Endereço: Calle Principal Atamu Te Kena & Tuki Haka Hevari
Telefone: +56 9 4280 5388
Mais informações na página do Facebook.
Kuri Varua
Este restaurante fica em Hanga Roa, provavelmente dá para você ir a pé dependendo do lugar onde você estiver hospedado. Tem um clima agradabilíssimo, parece um píer e fica à beira mar, com uma vista espetacular para moais e o azul cristalino daquele oceano. Além disso, a comida é incrível. Lá é um dos poucos lugares que aceitava cartão quando fui. Não é caríssimo, mas também não é barato.
Informações:
Endereço: Te Pito o Te Henúa, 01.
Horário: Quarta a segunda de 12hs às 23hs.
Telefone: +56 981921940 / +56 998323343
E-mail: miruhamea@gmail.com
Mais informações no Site do Restaurante.
Que tal já sair do Brasil com todos os passeios agendados?
Pela Civitatis você consegue reservar todos os passeios de todos esses lugares maravilhosos antes mesmo de chegar na Ilha, sem preocupações!
18 comments
Meu Deus! Sempre tive o sonho de conhecer a Ilha de Páscoa! Amei as suas dicas, super completas! Com certeza quando for pra lá, vou voltar aqui pra lê-las novamente 🤩
Tomara que vc consiga ir em breve pra lá Sô! Porque é realmente um destino pouco conhecido, mas encantador!
Roteiro completinho amei❤️
Sim Rô, a ideia era fazer um apanhado geral porque você não consegue achar muita coisa em português sobre a Ilha de Páscoa! 😉
Eu adorei o roteiro é meu sonho é conhecer a Ilha de Páscoa! Quero ir em breve!
Espero que você consiga logo Dani! 🙂
Adorei seu relato. Deve ser incrível conhecer a ilha. Vc poderia mencionar valores gastos na viagem, para se ter noção. Obrigada
Olá Karita! Fico super contente que vc tenha gostado! Em que parte de valores vc ficou com dúvida?
Nossa, não tinha ideia que havia tantos passeios na ilha! Bobiei quando fui para Santiago, achei que era perto… Foi minha primeira viagem internacional! Preciso voltar para conhecer, deve ser um banho de história!
A primeira vez que fui pro Chile também achava que ia pra lá! Mas era caríssimo! Quando voltei, tinha promoção no Groupon! Nem acreditei! 🤣Se puder, vá mesmo, não tem arrependimento!
Oi fefa td bem?? Gostaria de saber se vc aconselha reserva um carro, seria só eu e a minha melhor amiga ou as coisas são bem perto.
vc fez tudo sozinha ou por agencia os passeios?
obrigada
renata
Oi Rê, tudo joia, e com vc?
Na época, lá em 2012 eu fiz com uma agência, que eu não sei se existe mais!
Vi pessoas fazendo de carro!
Mas eu sou da opinião, que nestes lugares, é sempre bom ter um guia com vc, primeiro pela segurança de ter alguém que conhece o lugar e vai saber se virar caso algo aconteça. Segundo porque vc vai entender toda a história e o que tá relacionado àquilo que vc tá vendo! 😉
Mas é sempre uma escolha!
Ola, gostei muito , tudo detalhado. Estou Indo em Janeiro e quero comprar minha estadia pelo booking, mas, li que so aceitam se reservar pelo O site que el es indicam, é verdade isso?
Oi Nete, tudo bem?
Que bom que vc gostou! 🙂
Até onde eu sei, o Booking é aceito normalmente!
Você pode ver todas as suas opções nesse link: https://www.booking.com/searchresults.xb.html?region=674&aid=1913049&no_rooms=1&group_adults=2&label=ilhacoment
Depois volta aqui pra contar como foi! 😉
Fefa querida,
Q lindo seu post, tô aqui me deliciando.
Você falou que pela civitatis os guias são em português??
Irei pra lá dia 26 de março, apesar do valor da civitatis está mais caro que alguns locais, aínda preferia este, por me sentir mais segura com a língua, não falo espanhol e iria me virar com o tradutor online (rsrsrs).
Outra questão seria o plano móvel, teria algum q seria mais específico só pra ilha?
Um bj e muita luz pra vc nesse ano de 2024.
Oi Edina!
Querida é vc com este comentário, muito obrigada! 🙂
Então, sim, peloo que eu dei uma pesquisada, tours privados (que são mais caros por isso) são em português, como esse daqui: https://www.civitatis.com/br/ilha-de-pascoa/tour-privado-ilha-pascoa/?aid=102127
Os tours que vai mais gente são em espanhol em inglês!
Quanto ao chip de celular, não teria específico para a Ilha, eu recomendo a SimPremium: https://www.simpremium.com.br/ref/fefapelomundo
Porque é um chip que eu usei na Romênia, acredite, eu achei difícil usar um chip de celular que fosse funcionar lá! E a Ilha é Chile, então é super tranquilo! Vc pode entrar em contato com eles por esse link e ver se eles acalmam seu coração com as inseguranças que vc pode ter em relação ao sinal (eu sei como é, eu tbm tenho!). Se vc for fechar com eles, pode usar meu cupom de desconto de 20% o fefapelomundo.
E se precisar usar o tradutor é bom sempre ter o chip de internet mesmo! kkkk
Imagina eu na Romênia falando zero de romeno! kkkk
E por favor, não esquece de fazer um seguro viagem! Eu recomendo a Real, e por esse lin já vai com 5% de desconto: https://www.seguroviagem.srv.br/?ag=Fefa&promo=abbv&lead_tag=blog__ilha__2024-01-03
Eu uso eles em todas as viagens, eu quebrei meu dente na Romênia pra vc ter ideia! É tombo atrás de capote! kkkk Acho super importante, pq é sempre aqule negócio que a gente reza pra não usar, mas vai que precisa né?
Beijo grande, que 2024 seja maravilhoso pra vc e que vc curta muito essa viagem, e depois volta pra me contar! 😉
Oi, Fefa!
Adorei as dicas! Estou planejando minha viagem para abril e queria saber quantos dias você ficou lá. Também procurei a agência que você indicou e, infelizmente, fechou! Mas queria saber se você reservou os passeios antes de sair do Brasil ou se é tranquilo reservar lá mesmo com as agências locais.
Muito obrigada!
Oi Maria Cláudia, tudo bem?
Que bom que vc gostou da dica, espero que elas tenham ajudado!
Ahhh que pena que a agência fechou?
Então, eu sou o tipo de pessoa que gosta de viajar com tudo reservado pra não ter a preocupação de ficar procurando lá as coisas, descobrir se tem, se não tem…
Eu tenho fechado todos os meus passeios internacionais (e até nacionais) pela Civitatis, tem dado super bom! Fui pra Romênia o ano passado, fiz vários tours, deu super certo!
Eu vi que eles têm um tour pra Ilha de Páscoa: https://www.civitatis.com/br/ilha-de-pascoa/tour-ilha-de-pascoa-anakena/?aid=102127
(Eles também tem outros, depois é só dar uma fuçadinha! 😉
Espero ter ajudado e que sua viagem seja incrível!