Cabe primeiramente uma consideração: que tipo de viajante você é? Isto é importante pois vai influir diretamente em como você realizará seu roteiro. Eu, Fefa, vejo três tipos de viajantes: totalmente independente, semi-independente ou totalmente dependente.
Muitos dos meus amigos me perguntam sobre roteiros de viagem! Então resolvi fazer este post pra ensinar as pessoas a fazer seu próprio roteiro e se tornarem viajantes independentes!
Explico: há pessoas que querem o conforto de viajar, mas não desejam ter que se preocupar em comprar as passagens, reservar hotel, comprar tickets de entrada das atrações, fazer traslados, etc. Sim, estas são tomadas de decisão que requerem certo trabalho para fazer e é totalmente compreensível que as pessoas não desejem se preocupar com isto e prefiram contratar um agente de turismo ou uma agência de viagens. Estes são os viajantes que entendo que sejam totalmente dependentes, porque seu roteiro é fechado e depende única e exclusivamente de um terceiro (geralmente uma agência). As primeiras vezes que fiz viagens internacionais, foi dessa forma. Nunca havia saído do país, tinha medo de me perder ou não conseguir chegar nos lugares, então queria tudo prontinho pra mim, desde a minha chegada no aeroporto do destino até a volta pra casa.
Existem, também, os viajantes semi-dependentes. São aqueles que preferem fechar um pacote turístico com uma agência com alguns serviços incluídos, mas querem manter a liberdade de, chegando no destino, fazer seu próprio itinerário, por conta própria. Eu mesma também já fiz isso. Na oportunidade, o custo-benefício para um pacote fechado de passagem aérea e hotel era muito grande. Porém, chegando no destino, estava por minha conta e risco e realizei meu roteiro de forma livre, como gostaria, sem depender de horários de excursões.
Por fim, os viajantes totalmente independentes são aqueles que realizam a viagem do início ao fim por sua própria conta. Correm atrás das passagens, hotel, passeios, etc. Eu tento me inserir nesta categoria procurando ter um bom custo-benefício. Além de gostar de ter toda a liberdade de planejar os passeios de acordo com o meu horário e permanência durante o tempo que eu quiser.
Você pode aprender Como planejar uma viagem usando o Google MyMaps com o blog Danae Explore
No próximo post falarei como faço minhas tomadas de decisão, passo a passo!