Conhecer a cidade de Delfos na Grécia, com seu maravilhoso Templo de Apolo e o Oráculo de Delfos, era um dos meus maiores sonhos!
Se você não me conhece, te digo: eu amo História, e sou mais apaixonada ainda, por História e Mitologia Grega! Então, meu sonho de ir pra Grécia não era conhecer suas milhares e maravilhosas ilhas e praias (nada contra, viu gente?)!
Mas era sim, ver com meus próprios olhinhos o que eu sempre eu li e vi nos livros!
Porém, se você é festeiro e quer curtir, você pode ver As 7 Melhores Ilhas de Festa e Balada para Visitar na Grécia“
Então, ir para Delfos era uma coisa que eu não poderia deixar de fazer estando na Grécia!
Delfos foi uma cidade que teve grande importância na Grécia Antiga. Porquê? Porque grandes decisões, seja de vida, seja de grandes Governadores, eram baseadas nas consultas em que as pessoas faziam no mais famoso Oráculo da Antiguidade: o Oráculo de Delfos.
Como chegar na cidade de Delfos na Grécia?
Então agora que você já sabe porque conhecer Delfos, vamos aos problemas práticos: como chegar até lá? É super práticos ir de Atenas para Delfos!
Primeiro, vou dizer como eu fiz: aqui do Brasil mesmo contratei o passeio com uma agência de turismo grega. Dessa forma, baseada em Atenas, encontrei a Van num ponto de encontro próximo ao meu hotel e o tour foi com uma guia que falava inglês. Como meu inglês é bom, foi tranquilo, mas quando ela soube que eu era brasileira, ela só queria conversar sobre a novela Avenida Brasil! 🤣
Como eu fiz essa viagem em 2013, época em que o “Fefa pelo Mundo” ainda não existia, não tenho os dados de preço e nem lembro do nome da agência!
Quer fazer o passeio para a cidade de Delfos da forma mais cômoda?
Porém, isso não é problema, pois em 2023 as coisas estão muito mais fáceis!
Se você gosta de comodidade, a Civitatis te ajuda com guias, no destino desejado a fazer todos os passeios que você deseja, deixando já tudo acertado desde o seu local de origem! O melhor: podendo pagar em reais e parcelado!
Com toda certeza, esse é o jeito mais prático para conhecer Delfos! Não ter que se preocupar em achar o lugar que sai o ônibus, ter um guia te explicando tudo durante o passeio (o que não tem preço!), ir e voltar sem preocupações, tornam o passeio muito mais interessante!
Mas, se você gosta de ser independente, mesmo em grego, é super simples fazer um bate e volta a partir de Atenas, já que Delfos fica a uma distância de 183km da capital grega.
Então, ou você pode alugar um carro, e fazer o percurso, ou você pode pegar um ônibus!
A viagem de ônibus dura 3hs, e há 6 horários diversos para a partida, de 7:30hs às 20hs. Para isso, basta você pegar o ônibus da linha Atenas-Delfos, que sai do Terminal B, que fica na Liossion Sreet, 260.
Você pode se adiantar e comprar os tickets online pela empresa Ktel Fokidas O site está em inglês, mas se você tiver problemas, use o próprio tradutor do navegador que você estiver usando! 😉 O preço hoje (abril/2020) para a passagem ida e volta é de 32,80 euros.
Não sabe o que fazer em Atenas? Que tal ler esse Roteiro de Atenas: 1 dia na Capital Grega do blog Panorama de Viagem?
Chegando em Delfos de ônibus, você estará a 400m de caminhada de distância até o Museu Arqueológico!
Já chegue em Delfos na Grécia conectado.
Ninguém no Mundo hoje consegue sair de casa sem Internet, certo? Você vai estar num dos lugares históricos de maior importância da humanidade! Vai querer tirar sua selfie pra mostrar pra família, não é verdade?
Então, você já pode sair daqui do Brasil com um chip de celular internacional do Viaje Conectado, que é líder neste segmento e você pode parcelar em até 5x o seu chip! Basta acessar o banner abaixo!
E ainda, se você estiver interessado em descontos, fica ligado nos stories do Instagram do Fefa pelo Mundo! Porque lá sempre tem descontos ótimos para o Viaje Conectado! Ou manda um e-mail ou direct lá pelo Insta mesmo! 😉
Um pouco da História da cidade de Delfos na Grécia
Na antiguidade grega, acreditava-se que Delfos era o umbigo do Mundo. E lá ficava o grande Oráculo de Delfos, onde qualquer pessoa poderia perguntar qual e como seria seu futuro à pitonisa.
Nota da Fefa: ôôôô mania que esse povo tem de se achar o umbigo do Mundo! Assim, como os Rapa Nuis e os Incas, como eu contei no post Pedra de Pito de Kura!
Primeiro, qualquer pessoa, vírgula. Qualquer pessoa que pudesse pagar a taxa que era cobrada! Rá, você achava que os deuses eram tão bonzinhos assim?
Um pouco da História do Oráculo de Delfos
A pitonisa entrava em contato direto com o Deus Apolo, deus do Sol que era filho de Zeus, o deus grego supremo, com Leto e era gêmeo de Ártemis (deusa da Lua, ai que lindo! 💜 ).
Então, no Monte Parnasso, onde se encontra Delfos, fizeram um Templo em homenagem ao deus Apolo e lá ficavam as pitonisas, que era moças virgens e imaculadas e que ficavam com esse “status” o resto da vida. Pois só assim elas conseguiriam entrar em transe pra bater um papo com Apolo e descobrir o futuro.
Como elas entravam nesse transe, eu não sei dizer! Mas, há estudos que apontam que existiam no local fissuras que emanavam gases tóxicos, o que poderia alterar o estado de consciência das moçoilas.
Antes de entrar em transe para dizer o futuro, algum animal (boi, ovelha, cabra) era sacrificado para a procura de algum sinal do futuro 🤷🏻♀️ e aí a pessoa apresentava por escrito sua pergunta à pitonisa, que ia dar uma respirada naqueles gases tóxicos, e então dizia o futuro.
Se você quiser saber mais profundamente sobre a História do Oráculo de Delfos, você pode dar uma lidinha na matéria da Revista Superinteressante ou no site Apaixonados por História, que vão te contar direitinho a História e todo babado que envolveu o Oráculo mais famoso do mundo!
O blog Lugares de Memória conta toda a história do Oráculo no post Oráculo de Delfos: lugar de profecias no centro do mundo !
Bom, agora que vocês já sabem porquê eu quis conhecer esse lugar, vamos ver o que fazer em Delfos!
O que fazer em Delfos: o Sítio Arqueológico
Bom, o Sítio Arqueológico de Delfos é o lugar que de fato me atraiu para conhecer essa cidade ao pé do Monte Parnasso! Hoje ele é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Mas adianto pra vocês: como um bom sítio arqueológico, prepare-se para ver algumas ruínas, num terreno um pouco acidentado! Portanto, use roupas e calçados leves para uma caminhada! Se estiver calor, sugiro levar água também, o sol da Grécia esquenta bem, viu?
Quer saber mais sobre o que fazer na Grécia? O blog Turismo de Primeira de conta tudo em “Roteiro na Grécia”!
Lá você vai poder conhecer os resquícios do Templo de Apolo, o deus manda chuva do lugar. E também, você poderá ver uma parte do Templo de Atena, outra deusa grega, a deusa da sabedoria e da justiça.
Isto, porque antes do lugar se tornar um Santuário ao deus Apolo, ele serviu como lugar de adoração da deusa Atena.
Além disso, o Sítio Arqueológico de Delfos é o lugar de onde saiu a famosa frase: “Conhece-te a ti mesmo”, atribuída ao famoso filósofo Sócrates, que reme à busca pelo auto-conhecimento e pela verdade real.
Além do Templo você poderá ver outras construções históricas, como o anfiteatro, a Ágora (local onde as pessoas se encontravam) e os Tesouros Atenienses, que era o local onde a cidade guardava todos os presentes que ganhava.
Também há um estádio, porque era aqui que ocorriam os Jogos Píticos, que eram tipo umas Olimpíadas (aliás, foram a origem das Olimpíadas) que aconteciam de 4 em 4 anos! Só que as competições não eram apenas de esporte, mas também de música, dança e poesia. Os prêmios eram dinheiro, coroa de ouro ou louro ou ramo de carvalho.
Não saia de casa sem seu Seguro Viagem!
Um Sítio Arqueológico com um terreno acidentado é batata pra uma torção de pé, ou um escorregão! Eu mesma já escorreguei no meio do Deserto do Atacama, num lugar cheio de cactos! 😨
Então, nesse caso, é sempre bom viajar com seu Seguro Viagem para não ter problema depois, porque a saúde já é cara aqui no Brasil, lá fora é pior ainda!
Acima de tudo, o Fefa pelo Mundo pode te ajudar te dando um descontinho em Seguro Viagem da Real Seguro Viagem, que é uma empresa com os mais novos e mais completos planos de seguro viagem do mercado, e que trabalham com as maiores e melhores seguradoras! Eles funcionam como uma comparadora de coberturas e preços, onde o cliente define a melhor opção para seu perfil de viagem! Faça sua cotação e garanta o menor preço.
Portanto, basta você acessar o link que você consegue um descontinho de 5%! E qualquer economia é válida, pois com esse dinheirinho, assim você tem uma sobrinha pra gastar lá cidade de Delfos na Grécia! 😉
E ainda, se você estiver interessado em descontos, fica ligado nos stories do Instagram do Fefa pelo Mundo! Porque lá sempre tem descontos ótimos para a Real Seguro Viagem! Ou manda um e-mail ou direct lá pelo Insta mesmo! 😉
O que fazer em Delfos: o Museu
Quando eu fiz o passeio eu passei primeiro pelo Sítio Arqueológico, e depois pelo Museu. Tem quem prefira passar pelo Museu primeiro, para depois ir ao Sítio, porque você consegue ter uma visão melhor de como as construções eram.
Ambas as atrações se encontram no mesmo local.
De qualquer forma, vale a pena ir ao Museu também, seja antes ou depois, porque ele guarda as descobertas do Sítio Arqueológico e de seus arredores, tendo peças desde a Pré-História até o fim da Idade Antiga.
Quer conhecer mais cantinhos da Grécia? Saiba tudo sobre a Ilha do Mamma Mia no post do blog Turismo de Primeira: Skopelos – a ilha do Mamma Mia!
Mesmo adorando História e Mitologia Grega a minha parte preferida do Museu foi a parte de fora! Porque simplesmente ela é lotada de gatos! Não tinha como eu resistir! 😻
Informações
Endereço: Delphi, Τ.Κ. 33054, Delphi (Prefecture of Fokida)
Ticket: 12 euros (é o mesmo para o Museu e para o Sítio Arqueológico)
Mais informações no Site do Museu
Se você quer curtir outras cidades gregas, talvez você se interesse em Um Roteiro de 1 dia em Katakolon que o blog La Vida Es Mara sugeriu!
Mas se você quiser aproveitar mais cada cantinho da cidade de Delfos na Grécia
O Sítio Arqueológico do Oráculo de Delfos é imenso! Junto com o Museu, com certeza, um dia é pouco para conseguir absorver toda História e aproveitar cada cantinho desse lugar tão especial! Este foi um dos meus grandes arrependimentos!
Então, caso caiba na sua viagem e orçamento, eu sugiro passar pelo menos uma noite por lá, assim, todo o passeio pode ser feito com calma! Você pode encontrar várias opções de hotéis no Booking!
Blogagem Coletiva de Cidades com História
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva sobre Cidades com História!
Portanto, venha ver o que os outros blogs participantes escreveram!
Viajante Econômica: Dicas de Berlim para viajar pela história
Experiência Bárbara: Varsóvia: a cidade que não se curvou
Se Joga no Roteiro: Se joga no roteiro – Acrópole de Atenas esuas construções milenares
Prefiro Mochilar: Roteiro Salvador: 4 dias na primeira capital do Brasil
Viagens e Feminices: Viajar para Paraty: Uma cidade cheia de história
Só Penso em Viajar: A incrível cidade murada de Carcassone
12 comments
Sou dessas também que fica feliz com gatinhos. Você vai surtar na Turquia, lá tem muitos!
A Grécia é o país dos gatos Bá! Tem gato em tudo quanto é lado!
Amei conhecer esse lugar e assim como você meu sonho era conhecer as principais cidades históricas e não as ilhas! Vale e muito a visita!
Não é?? Nada contra as praias, longe disso! Mas pisar em lugares que se fez história, é sensacional!
Né?? Estamos precisando revivê-lo pra dar uma perguntada sobre isso! Mas calma que tudo vai passar e logo estaremos viajando!
Nossa, que cidade incrível! Adorei um pouco mais de suas histórias milenares.
Ah, eu já sou do time que quero muito ir para as ilhas Gregas, mas agora fiquei tentada a incluir Delfos no roteiro.
Essas cidades gregas antigas são incríveis! Não conheço Delos ainda, mas pelo post deu muita vontade de ir! 🙂
Realmente, essas cidades são um charme e contam muita história!
Adoro cidades históricas, e essa então? Adorei suas dicas e roteiro! Pretendo um dia fazer uma mega viagem Italia e Grecia, sou louca pelos dois 🙂
Obrigada!💜 Eu sou mega suspeita pra falar! Já fui pros dois, eu amo história, então não tenho nem o que dizer! Só que quero voltar!
[…] Fefa pelo Mundo – A Cidade de Delfos na Grécia: Um passeio Histórico […]
[…] Fefa pelo Mundo – A Cidade de Delfos na Grécia: Um passeio Histórico […]