Bom, tenho que ser sincera aqui. Até a última que vez que fui ao Atacama (2015) eu nunca tinha ouvido falar desse lugar. Soube recentemente, porque dei um ajudinha pras minhas amigas que iam para o Deserto e acabei descobrindo as Lagunas Escondidas de Baltinache (e fiquei morrendo de vontade de ir!)
Então, pesquisando como este tour é feito, descobri que ele se inicia cedo e a primeira parada é num ônibus abandonado no meio do Deserto, onde as agências fazem o café da manhã. Também, o pessoal pode tirar foto em cima do ônibus, com o ônibus, enfim, do jeito que quiser!
Após, vão ao rumo das Lagunas. No total são sete Lagunas Escondidas. E a concentração de sal nelas é tão grande, que você não afunda, como na Laguna Cejar! Mas, das sete, apenas em duas é possível dar um mergulho!
Como a concentração de sal é grande, recomenda-se se lavar logo em seguida com água doce. Existe infraestrutura no local para você tomar banho (e tem banheiros também!).
As lagunas têm coloração azul turquesa e verde, dependendo da concentração de sal nelas e uma pequena trilha as liga. As lagunas banháveis são a primeira e a segunda.
Não tenho fotos próprias porque não fiz esse tour. As imagens acima foram retiradas do site da Ayllu e da Flavia Bia Expediciones.