Bom, você provavelmente vai ficar hospedado por aqui, então, nada melhor do que uma batida de perna pra conhecer o entorno!
Andando pela rua principal, a Avenida Te Pito o Te Henua, em sentido oposto à praia, você vai desembocar na Igreja Santa Cruz. A visita pela Igrejinha, por si só, já é interessante, porque ela é toda decorada com elementos Rapa Nui (inclusive o crucifixo principal). Mas, todo domingo há missa, que é rezada na língua Rapa Nui! Eu tive a sorte de chegar num domingo cedinho e pude ir lá conferir, é super interessante, diferente, e enriquecedor! Independentemente de religião, é algo muito interessante para se ver.
Pertinho da Igreja há uma feirinha de artesanato com diversas peças rapa nui e selo polinésio de qualidade! É uma feirinha pequena, mas eu trouxe uns 200 moais de lá! 😛
Como eu disse, na mesma rua da Igreja, do lado oposto, há uma praia, na Caleta Hanga Roa Otai. Lá fica um pequeno porto (em que ficam vários barquinhos para a prática de mergulho) e provavelmente o primeiro moai que você verá, o Ahu Tautita, um moai solitário, numa paisagem exuberante!
Você pode caminhar pela avenida da praia tranquilamente. Quase não passa carro. E o único banco da Ilha (pelo menos o único que eu pude enxergar, até porque não tinha como não enxergar), fica lá! É um Santander todo trabalhado no Rapa Nui! 🙂
E é por esta avenida beira-mar que você verá o por do sol mais bestificante da Ilha! Vale a pena reservar um tempo pra ver esse espetáculo!
Este lugar fica próximo a mais um ahu, o Ahu Tahari! Também facinho de conhecer a pé, pelo centro de Hanga Roa. Este ahu tem cinco moais, com cinco estados de conservação diferentes. Maaas, aparentemente eu não tirei nenhuma foto dele porque achei que iria voltar e acabei não voltando! 🙁 Por isso gente, dica master: não deixem pra depois a foto que você pode tirar agora! 😉 Este moai também fica na região, mas ele é uma réplica!