“O que você foi fazer lá? Ver coelho? Trouxe um ovo de presente?”
Sim, estas são as piadinhas que mais ouço quando conto sobre minha breve aventura na Ilha de Páscoa.
A Ilha de Páscoa ou Rapa Nui é um pedaço da Polinésia (sim!!) que podemos conhecer sem sair da América do Sul! Mas como assim??
Bom, nos dias de hoje a Ilha de Páscoa pertencente ao Chile, mas faz parte da Polinésia Oriental e se encontra cravada no meio do Oceano Pacífico. Apesar de ser parte do território chileno, uma vez lá, você vai perceber que nada de chileno ela tem, pois a cultura polinésia Rapa Nui é dominante na ilha.
Agora, porque cargas d’água deram o nome de Ilha de Páscoa?
Apesar de ter sido povoada pelos polinésios, ela foi descoberta pelos ocidentais num domingo de Páscoa (ahhhh… então é isso??) e é conhecida no resto do mundo pela sua designação em inglês: Easter Island, ou até mesmo em espanhol, como Isla de Pascua. Contudo, seus habitantes a chamam de Rapa Nui, que significa “Ilha Grande” ou Mata Ki Te Rangi, cuja tradução é “Olhos Fixos No Céu”, ambos na língua Rapa Nui.
A Ilha de Páscoa, de formação vulcânica e formato triangular, além de ter sido declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é o ponto mais distante de qualquer outro ponto do Mundo (ufa, cansa só de escrever!), ou seja, a ilha mais distante de qualquer continente no mundo, localizando-se a 4.100 km do Taiti e a 3.700 km da costa da América do Sul. Por causa disso é carinhosamente chamada de Te Pito o Te Henua, cujo significado é “Umbigo do Mundo”.
Acho que é um dos lugares do Mundo que mais é circundado de mistérios, talvez devido exatamente a esta distância. Existem muitas teorias de como os Moais (aquelas estátuas cabeçudas, sobre as quais falarei depois) foram parar lá. Além de tudo é um grande campo de concentração magnética, gerando mais outras tantas teorias extraterrestres.
Seja pelo visual, seja pela prática de esportes-aventura, seja pela curiosidade sobre os mistérios do Mundo, seja pela energia que ela atrai, é um lugar que vale muito a pena conhecer.
Agora vou contar um pouquinho mais sobre o que são os moais!