Passamos por diversos ahus e moais na Ilha de Páscoa, mas o que mais me impressionou, apesar de não ser o maior e tals, foi o Ahu Akivi!
Este é o único ahu em que os seus sete Moais, ao invés de estarem voltados para a parte interior da Ilha, ou seja, para onde vivem os habitantes, estão com os olhos voltados para o Oceano.
Não sabe bem o motivo pra isso. Dizem que o povo Rapa Nui fez isso para ajudar os navegadores. Entretanto,a lenda oral diz que o Sacerdote do Rei Hotu Matu sonhou que sua alma atravessava o Oceano quando este visse a Ilha de Páscoa. Ele então mandou navegadores para achar pessoas para habitar a ilha. Sete ficaram por lá e foram homenageados por estes moais.
Ao lado existe uma caverna, a Ana te Pahu, pela qual é possível se passar e explorar um pouco.
O Ahu Akivi fica no centro da Ilha de Páscoa e foi a primeira plataforma cerimonial a ser restaurada. Também é um observatório celestial.
Sinceramente, este é meu ahu preferido, foi o que mais me tocou, o que eu mais gostei de observar e o que mais me intrigou, embora não saiba dizer porquê. Só senti good vibes! 🙂
1 comment
[…] Este é mais um grande mistério que envolve a Ilha de Páscoa e eu conto um pouco no post que falo exclusivamente sobre o Ahu Akivi. […]