Prepare-se! Se você quiser matar sua vontade de ver Moais, este é um dos lugares certos! Pelos menos é o lugar daquela sensação de tchans quando você avista a primeira vez!
O Ahu Tongariki é o maior ahu da Ilha. O ahu conta com quinze Moais, além de ser uma das paisagens mais bonitas da Ilha (se é que é possível escolher uma).
Os moais deste ahu foram derrubados por causa das guerras civis ocorridas na Ilha e em 1960 chegou a ser “levado” para o interior por causa de um tsunami. Assim, e foi restaurado recentemente num trabalho que começou em 1990 e terminou em 1996.
Para poder vê-lo melhor em sua plenitude e ter aquele “fotão”, a melhor forma é avistá-lo do alto por Rano Raraku, que você terá a bela composição do ahu com o mar da Praia Hotu’iti .
E lógico, ver o ahu por baixo, ficando cara a cara com seus moais, é espetacular (mas não toque, lembre-se!).
Também dizem que aqui é um dos lugares mais lindos da Ilha para ver o nascer do sol! Infelizmente, eu não tive essa oportunidade, mas se alguém teve, me fala como foi! 😉
Existe, ainda, um moai caído, não colocado no ahu. Acredita-se que este moai nunca tenha feito parte do ahu, mas é mais um dos mistérios da Ilha! Note que o pescoço dele está quebrado, e a crença diz que quando o pescoço do moai quebra, o moai morre.
Ainda, logo na entrada do Ahu Tongariki, você é recebido alegremente por um imenso moai solitário, que não faz parte do ahu. Mas além de solitário, esse moai é conhecido como o “Moai Viajante”, porque ele saiu da Ilha, rumo ao Japão (Osaka) para participar de uma exposição. A Ilha e o Japão têm estreita relação de amizade. Sabe a restauração do ahu? Então, foi o Japão quem financiou!
17 comments
Sou louca para conhecer a Ilha da Páscoa! Quanta história em um só lugar diante de nossos olhos!
Pois é, é realmente um lugar incrível!
Gente, qué interessante! Adoraria conhecer!
E eu super recomendo, porque é sensacional!
Eu tenho muita vontade de conhecer, adoro os Moais e seus mistérios, amei suas fotos e seu texto. Perfeito, parabéns!
Super obrigada! 🙂 Espero que você consiga conhecer um dia!
Nossa, que delícia de texto, me senti como se estivesse lá…na verdade é um sonho estar lá, espero ter logo essa oportunidade. Amei o texto.
É um sonho mesmo estar lá! Espero que você consiga ir um dia, porque além de ser um lugar maravilhoso, tem uma história sem igual!
Tenho tanta vontade de conhecer a Ilha de Pascoa. Que privilégio você ter vivenciado isso de perto. Adorei as informações e viajei nas fotos!
Que legal! Então eu cumpri com o meu papel! 🙂
Que viagem incrível! Esse é um daqueles destinos que nos fascinam. Adorei saber sobre sua viagem à Ilha de Páscoa.
Realmente, lá é um lugar diferente de tudo o que eu já vi até hoje! 🙂
Oi Fefa, achei super interessante a história do Ahu Tongariki, mas fiquei curiosa pra saber o que é um Ahu?
Ahu são as plataformas em que ficam os moais! Eu explico tudo nos posts anteriores! 😉
[…] Ainda, logo na entrada do Ahu Tongariki, você é recebido alegremente por um imenso moai solitário, que não faz parte do ahu. Mas além de solitário, esse moai é conhecido como o “Moai Viajante”! Você que saber o porquê do nome Moai Viajante? Leia no post completo sobre o Ahu Tongariki! […]
Eu adorei suas postagens!!!
Vou para a Ilha em setembro/2023 e queria saber se é possível fazer esses tours por conta própria ou é obrigatório contratar uma agência.
Oi Gustavo, tudo bem?
Muito obrigada! 🙂
Obrigatório contratar uma agência não é!
Vi muita gente alugando carro e fazendo por conta própria!
Minha visão pessoal é que com um guia (talvez vc consiga encontrar algum de forma independente?) vc acaba entendendo melhor a história da ilha e o significado de cada coisa qu evc vai ver!
Ou, se vc preferir não alugar um carro, vc pode reservar um tour privado pela Civitatis, que vc consegue parcelar em 12x e pagar em real. E o guia fala português: https://www.civitatis.com/br/ilha-de-pascoa/ahu-akivi-puna-pau-ana-te-pahu/?aid=102127&cmp=ilhadepascoa