Ok, mas se é o lugar mais distante de todos os demais pontos do Mundo, como eu faço para chegar lá?
Não sei se isso ainda é possível, mas quando eu fui, em 2012, era: Ir de barco, a partir da cidade portuária de Valparaíso (Chile)! Porém, é uma viagem de aproximadamente oito dias e há apenas duas saídas anuais. Logo, se sua pretensão é essa, tenha muitos dias reservados para isso.
O usual é ir de avião. Foi a minha opção! 🙂
Atualmente pesquisando, partindo do Brasil (São Paulo), é possível ir pela Latam, com escala em Lima ou Santiago (eu fiz a escala em Lima). Se for este o caso, entre sair do país e chegar lá com a escala, a viagem costuma demorar umas 13hs (sim, é super cansativo, mas compensa no final).
Achei também voos pela American Airlines e Avianca, que fazem paradas em Bogotá e Miami (no mesmo voo).
Há também uma opção de pegar um voo para a Polinésia com escala na Ilha (apesar de eu não ter achado essa opção partindo do Brasil).
Bom! Indo de avião, você chega lá no Aeroporto de Mataveri (financiado pela NASA). Trata-se de uma Ilha, lembrem-se, portanto, não se assustem ao ver a pequenez deste aeroporto. Além disso, há uma fila única para passar na imigração. E todo mundo que estava no avião com você vai passar por ela. Então, tenha paciência.
No próprio aeroporto você pode pagar o seu ingresso à Ilha que custa atualmente (2019) 80 dólares para estrangeiros. Se optar por deixá-lo para fazer mais tarde, a entrada ainda poderá ser paga nos setores de Orongo ou em Rano Raraku. Informações do site oficial Rapa Nui.
Para visitar todos os sítios da Ilha é necessário comprar este ingresso. Ele tem validade de 10 dias a partir do primeiro uso e permite a entrada em cada parque apenas uma única vez.
Informação importante: Atualmente, para entrar na Ilha de Páscoa é necessário entregar o Formulário Único de Ingresso a Rapa Nui (FUI), um documento que deve ser preenchido nos portos e aeroportos do continente antes do embarque. Ao preencher o formulário você precisa mostrar sua passagem de ida e volta e onde ficará hospedado. A permanência máxima na Ilha é de 30 dias.
Para sair do aeroporto rumo ao hotel, é fácil conseguir um táxi! Não sei se funciona Uber na Ilha (se alguém souber, me conta!). E normalmente os hotéis fazem o traslado! A Ilha é pequena e tudo fica perto o aeroporto!
No próximo post, conto a melhor época para ir pra Ilha de Páscoa! 😉