Você já decidiu que vai pro Atacama, você já sabe qual a melhor época para ir! Ok, mas como eu chego no meio do Deserto?
Primeira coisa que você precisa saber: não, você não vai ter que acampar no meio da areia (a não ser que você queira!). Dito isto, a segunda coisa é: para fazer os passeios no Deserto, as pessoas ficam hospedadas na cidade base de San Pedro do Atacama.
Ok, agora que você já sabe a cidade para onde você tem que ir, como fazer para finalmente chegar lá (ufa!)?
Bom, existem diversos modos. Dá para ir de ônibus, a partir de Santiago, se você estiver com o orçamento apertado e tiver muita disposição, pois é uma viagem que dura 24 horas. Confesso que não é o meu caso! Mas a primeira vez que fui para o Atacama, conversei com um inglês que tinha feito exatamente isso (ele tinha acabado de chegar na cidade e já estava no bar bebendo, que pique!)
Então, caso você tenha condições e quiser poupar tempo (tempo é dinheiro e tempo de passeios!), vá de avião. Do Brasil, não há vôos diretos, logo você terá que fazer uma escala provavelmente em Santiago. De lá, você pegará uma vôo para a cidade de Calama, onde fica o aeroporto mais próximo para esta região , o El Loa (não existe aeroporto em San Pedro do Atacama).
Existem maneiras de chegar lá vindo de outros países, por ônibus ou avião, mas creio que partindo do Brasil, estas sejam as formas mais fáceis.
Muito bem! Você optou por ir de avião, chegando em Calama! Mas como ir de Calama a San Pedro?
No aeroporto de Calama tem milhares de balcões de empresas de transfer que fazem o trecho Calama – San Pedro (distância de 102km, umas 1:30hs de viagem), só ida e ida e volta e você poderá contratar qualquer uma delas a partir do momento que você pegar sua mala na esteira (ou se você for prático e só tiver mala de mão, sair do avião).
Eu creio que não haja muita diferença de uma para a outra. Recentemente tive a informação de que o trecho de ida está saindo 12.000 pesos chilenos e a ida e volta, 20.000 pesos chilenos.
Se você é super ansioso como eu e gostar de planejar coisinha por coisinha para que nada dê errado, você pode reservar o transfer com antecedência pelos sites das empresas, antes mesmo de pegar o avião!
Uma empresa que eu tenho visto recomendações, é a Transvip , que aparentemente tem uma boa comunicação com o cliente e é pontual, mas eu nunca utilizei os seus serviços. Também dizem que os carros são novos e contam com wi-fi (para selfies desde a chegada! ;)).
A empresa que eu utilizei os serviços foi a Translicancabur, mas dei uma rápida pesquisada em como estava sua reputação e os viajantes não têm falado muito bem dela, que ela não é pontual, ou “esquece” de pegar as pessoas nos hotéis e tem péssima comunicação.
Minha dica é: pesquisem! Antes de fechar qualquer serviço, pesquisem a reputação da empresa, o que os outros viajantes tem a dizer… A melhor ferramente para é o TripAdvisor.
Recentemente (fevereiro de 2019), um grupo de amigas usou a TransAndino (não achei o site deles, mas o e-mail é reservastransadino@gmail.com). A avaliação delas no geral é boa, que são pontuais, mas que os carros não são tão novos, e na ida para San Pedro, as vans vão muito cheias.
Oba! Você finalmente chegou em San Pedro! E agora, o que mais preciso saber? Conto no próximo post!