Ok, vamos por partes! O que você precisa saber, antes de comprar as passagens e arrumar as malas para ir ao Atacama?
Vamos começar pela melhor época para ir ao Deserto!
Bom, como disse no post anterior, o Atacama fica no Chile, portanto, as estações do ano são como as daqui no Brasil. Porém, embora de dezembro a março seja verão, esta época é conhecida lá como inverno altiplânico. Isto, porque, quando chove no deserto mais árido do planeta (sim, acontece), chove durante esta época. Para ser mais precisa, geralmente entre fim de janeiro e meio de fevereiro. Em 2019 houveram intensas chuvas neste período, a cidade de San Pedro do Atacama chegou a ser evacuada e não era possível chegar nela. Todos os passeios foram fechados. Um estrago geral. Portanto, considerem bem esta época, pois pode ser que sua viagem vá literalmente por água a baixo! Um fato: todas as vezes que eu fui pro Atacama fui no começo de dezembro – nunca peguei chuva.
Passada a questão das chuvas, é importante dizer que o verão tem temperaturas extremas: de muito calor durante o decorrer do dia e temperaturas bem mais baixa de noite e no início da manhã. No inverno (junho, julho, agosto), chegam ocorrer temperaturas negativas, e durante o dia as temperaturas ficam mais amenas. No outono (março, abril e maio) e primavera (setembro, outubro, novembro) as temperaturas são mais agradáveis (fica menos calor e menos frio). Mas o importante é você sempre levar roupas de frio, porque muitos passeios começam de madrugada e acontecem num descampado (portanto, venta bastante) e você não vai querer passar esse frio!
Aí vocês me perguntam: “Então Fefa, qual é a melhor época afinal?”. A visitação no Atacama pode acontecer durante o ano todo (a não ser que você dê o azar de pegar um tempestade torrencial na época do inverno altiplânico). Então, eu acredito, que qualquer época é boa, aí vai de cada um: se você é uma pessoa de frio, vá no inverno, se de calor, no verão. Se você não curte extremos, vá no outono ou na primavera! E se você não puder escolher a data mais adequada, vá mesmo assim, o que vale é a experiência! 😉
Ainda sobre o quesito “melhor época”, temos que falar sobre a lua cheia. Pois é, acontece que a região do Atacama é o melhor observatório estrelar do planeta, justamente pela sua aridez, dificilmente existem nuvens, e as condições são super propícias a isto! Mas, uma coisa que pode atrapalhar é a lua cheia! Lá o brilho dos astros é tão intenso, que quando a lua está cheia, ela faz um clarão tão grande que ofusca as estrelas, e não conseguimos ver nada! Portanto, se você pretende fazer um tour astronômico, olhe se a data que você pretende ir terá lua cheia ou não!
Agora que você já sabe a melhor época para você ir ao Deserto do Atacama, no próximo post vou falar sobre como chegar na cidade base: San Pedro do Atacama!