Este Museu foi fundado pelo sacerdote alemão que deu nome a ele e chegou na Ilha em 1935. Ele tinha um interesse profundo na cultura Rapa Nui e se dedicou a sua análise, e foi o seu acervo de pesquisa que originou o pequeno museu.
O museu tem uma coleção de objetos da cultura Rapa Nui, inclusive o único Moai Feminino e um olho de Moai original (os que você encontra na Ilha são pintados).
Aliás, aqui dá pra perceber bem que os olhos dos moais não eram esculpidos diretamente na rocha. Eles eram feitos de coral branco e escória (rocha vulcânica) para representar a pupila.
O museu não é muito grande, embora contenha muita informação (escrita), o que o torna um pouco cansativo. Pra mim, os maiores pontos de interesse são justamente o Moai Feminino, porque você não vê nenhum outro em toda a Ilha e o olho original de Moai.
Isso não quer dizer que seja um “lugar passável”, ao contrário, principalmente se você quiser saber de uma fonte fidedigna sobre os moais e os mistérios da Ilha! 😉
O Museu fica pertinho de Hanga Roa, é uma batidinha de perna a pé (de acordo com informações no site do Museu, unsa 20mins de caminhada). Acabei pegando um táxi para ir, porque fui no meu último dia de viagem e tinha o voo para pegar no mesmo dia!
Informações úteis
Endereço: Tahai s/n, Isla de Pascua, Chile.
Horário: De quartas a sextas, das 09:30hs às 17:30hs. Sábado, domingos e feriados, das 09:30hs às 12:30hs.
Ingresso: Entrada gratuita
Para mais informações visite o site: https://www.museorapanui.gob.cl