Quando pensamos em viajar para a Europa, dificilmente temos na lista a Romênia! Um país do leste europeu, “esquecido” pelo turismo de massa, porém, igualmente incrível à Grécia e Croácia! Mas aqui você vai ler tudo o que saber antes de viajar para Romênia!
História da Romênia
Apesar de não parecer, a Romênia, país do leste europeu, daqueles que a gente se assusta quando ouve o povo falando uma língua estranha, é muito próximo de nós! Ele fez parte do Império Romano (aquele do César!), numa região chamada Dácia. Daí o nome “Romênia”, que nada mais significa que “cidadão de Roma”!
Contudo, com o fim do Império Romano e as invasões bárbaras, foram criados pequenos estados durante a Idade Média, os mais famosos sendo Moldávia, Valáquia e Transilvânia, sim, aquela do Conde Drácula, que na realidade nunca existiu! E então, parte do território passou a pertencer ao Reino Húngaro e posteriormente Austro-Húngaro.
O que saber antes viajar para Romênia: O Conde Drácula existiu?
Todas essas movimentações de territórios se deram para combater a ameaça turca otomana. Foi nessas que surgiu o nosso “querido” Vlad Tepes III, o Empalador. Dizem que ele foi a inspiração de Bram Stocker para o Conde Drácula. Visto pela maioria das pessoas como um ditador cruel, na realidade, ele “apenas” “educava” malfeitores e foi um dos responsáveis pela expulsão dos turcos do território. Um herói romeno um pouco esquisito, confesso!
Então, em 1881, foi coroado o Rei Carlos I, o primeiro rei da Romênia, quando então foi instituída como país.
Na Segunda Guerra Mundial, assinou o Pacto de Molotov-Ribbentrop, que marcava o interesse soviético em uma das suas regiões, a Bessarábia (de onde veio parte da minha genealogia!). Inclusive, a Romênia recebeu nazistas em seu território, tendo havido diversas perseguições a judeus e romani (os mal compreendidos “ciganos”).
A Romênia Comunista
E, com o fim da guerra, a Romênia se tornou um país comunista, embora nunca tenha pertencido à URSS, com a ascensão do infame ditador Nicolae Ceausescu. Sua ditadura foi bruta e sistemática, culminando com sua morte matada em 1889 na Revolução Romena. Violentíssima, inclusive, não apenas para ele.
A partir de então, o país adotou uma economia liberal, tendo ingressado na OTAN e União Europeia.
Fato é que a Romênia, assim como grande parte dos países do leste europeu, ainda sofre com os desdobramentos do regime ditatorial comunista, e trabalha para sua melhoria econômica e social, como o Brasil (que não passou pela ditadura de esquerda, mas de direita!).
O que saber antes de viajar para Romênia: Como ir
Ok Fefa, super me interessei pela Romênia, mas como faço pra chegar lá?
Pode parecer óbvio, mas se você estiver saindo do Brasil, de avião!
O que você precisa saber antes de viajar para Romênia: não há voos diretos do Brasil para lá, então necessariamente você precisará fazer alguma escala ou conexão em algum lugar, dependendo da companhia aérea que você escolher.
Caso você não saiba: cada companhia área tem seu “hub”, o aeroporto “casa” delas. Então, dependendo do país de origem da cia, é lá o seu hub e onde será feita a conexão/escala. Por exemplo: se você comprar passagem com a TAP, sua parada será em Lisboa ou Porto.
Você pode combinar duas viagens em uma, com um stopover: algumas cias oferecem, sem custo, dias para passar na cidade de seu hub. Assim, como no exemplo acima, você pode ir para Romênia e, na ida ou na volta, parar em Porto ou Lisboa e ficar até 5 dias!
Eu comprei minha passagem pela QATAR AIRWAYS, então minha conexão na ida e na volta foi em DOHA. Eu optei por não fazer o stopover porque preferi me concentrar apenas na Romênia. Mas como na volta a conexão era de 10hs, deu pra dar uma saidinha! 🙂
Se você quiser dicas bacanas sobre compra de passagem aérea barata, você pode ler o artigo Passagem Aérea: Qual o Melhor Horário para Comprar?
O que você pode fazer também: pesquisar o valor da passagem aérea mais barata para chegar até a Europa e comprar separadamente um voo low cost com uma cia europeia para a Romênia.
Quais os requisitos de entrada na Romênia?
A primeira coisa que você precisará é um passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir do momento de entrada no país, sendo esta a regra para entrar na Romênia.
Se você não sabe como fazer para tirar seu passaporte ou renovar seu passaporte, eu criei um tutorial aqui no post Como tirar passaporte: passo a passo!
Isto é algo que, definitivamente, você não pode deixar para última hora, pois a história (e a Lei de Murphy! 😂) mostra que todas vez que você precisar tirar ou renovar seu passaporte, a Receita Federal está com problemas! 😅 O passaporte brasileiro tem validade de 10 anos! Você é viajante, já deixe ele pronto para tê-lo em mãos sempre que precisar! 😉
Entretanto, não é necessário visto! E por enquanto, nem ETIAS, que só será exigido a partir de 2025! Lembrando que a Romênia passou a fazer parte do Tratado de Schengen em 31/03/2024, assim como grande parte dos países europeus que desejamos visitar, tais como Grécia, Espanha, França, etc., fazem.
Você receberá sua autorização de entrada na chegada na Romênia. Você não terá problemas, afinal, está lá para passear, basta ter sua passagem de ida e volta, hospedagem, etc.
Apesar disso, foi uma das imigrações mais chatinhas pelas quais eu passei. De todos os países que já estive foi o único que realmente ficaram me perguntando coisas e efetivamente pediram para ver comprovante de estadia. Por isso, sempre tenha tudo em mãos, impresso!
Porém é bom esclarecer que você poderá permanecer “apenas” 90 dias dentro de um período de 180 dias. Caso você tenha necessidade de um prazo maior ou vá com um intuito que não seja o de turismo, então, precisará de um visto prévio, e todas as informações você poderá encontrar no site da Embaixada da Romênia.
O que saber antes de viajar para Romênia: o Seguro Viagem é obrigatório?
Bom, como dito no tópico anterior, a Romênia passou a fazer parte do Tratado de Schengen, cujos países exigem que se apresente na entrada o Seguro Viagem.
Desta forma, o seguro viagem é obrigatório para entrar na Romênia!
E ainda que não fosse, a principal coisa que você tem que saber antes de viajar para Romênia é que seguro viagem nunca é apenas uma obrigação pra entrar em determinado país! Ele é “obrigatório” para sua própria proteção!
A Romênia é um país mais “em conta” que o resto da Europa? Com certeza! A saúde deixa de ser cara por conta disso? Claro que não, até por que, em grande parte das vezes, ela não é pública, e você vai ter que desembolsar uma grana caso tenha que fazer uso do sistema de saúde romeno!
Se você quer realmente economizar nesse quesito, a ideia não é deixar de fazer o seguro viagem! É fazer com uma empresa séria, comprometida e que tem sempre bons descontos!
Eu sempre contrato a Real Seguro Viagem, que é uma comparadora de seguros, que te traz o melhor custo benefício para a sua necessidade!
É muito simples! Acessando este link você será redirecionado para a página da Real, onde informará os dados da sua viagem! Então eles entrarão em contato para te mostrar as melhores opções para sua necessidade e você receberá sua apólice por e-mail!
Vai por mim! Não vá para a Romênia sem seguro viagem! Além de você correr o risco de ser barrado na imigração, essa é uma das coisas que a gente faz pensando em não usar, mas se precisar, vai evitar muitos Perrengues de Viagem!
Que língua se fala na Romênia?
Como eu disse antes, a Romênia fez parte do Império Romano! Então, o romeno, língua falada lá, tem origem latina e muitas das vezes parece que estamos ouvindo italiano ou francês com um sotaque meio russo! 😂
Aí você me pergunta: “mas Fefa, e se eu não falar romeno, eu consigo me virar com inglês?”. Até consegue! Mas não em todos os lugares! Tem hora que só a mímica salva mesmo! Ou um app de tradução!
De qualquer forma, em todos os lugares encontramos boa vontade de pelo menos uma pessoa para nos ajudar a fazer o que precisávamos, inclusive um senhorzinho, que só falava romeno e um pouco de italiano que nos ajudou a abastecer o carro, porque lá não tem frentista!
A língua nunca pode ser um fator de medo que te impeça de viajar! Hoje é tudo muito simples com a informática e mil apps de tradução simultânea! Apenas vá, vai dar certo! 😉
O que saber antes de viajar para Romênia: qual a moeda romena?
A moeda romena é o leu, no singular, e lei, no plural. Curiosidade: leu significa leão, então, é o leão romeno! 🤣
Você pode encontrar os preços nos lugares escrito a palavra “LEI” ou “RON”.
No dia que escrevi este post, 1 leu romeno equivalia a 1,07 reais. Na Romênia arredondamos e fazíamos a cotação como se fosse de 1 para 1.
Isto é parte do motivo pelo qual se diz que é barato viajar para a Romênia: o país não faz parte da zona do euro. Logo, nosso dinheiro pode até não valer mais por lá, mas pelo menos vale a mesma coisa e até temos uma dimensão mais real de quanto custam as coisas!
Dito isto, sentimos que os preços das coisas não são diferentes de São Paulo, por exemplo. Então, é mais barato viajar para a Romênia, comparado com os países europeus que fazem parte da zona do euro ou a Inglaterra e sua libra!
O que fazer na Romênia?
O que fazer na Romênia é uma pergunta muito difícil de responder! Isso porque é um país tão plural, tão completo, que tem tanta coisa pra falar que quando você vê, já escreveu um textão!
Mas aqui vão algumas ideias do que fazer na Romênia:
Conhecer a capital Bucareste
Geralmente, quem viaja para a Romênia, acaba usando Bucareste apenas de passagem, ficando um dia ou dois, e vai embora!
Só que na capital da Romênia tem muito o que conhecer! Desde sua história relacionada ao Império Romano até sua história mais recente com o Comunismo e a ditadura de Ceaucescu.
Lá existem diversos monumentos a serem vistos e visitados, parques grandiosos, gastronomia… Se puder, fique uns 04 dias e conheça profundamente essa cidade que é conhecida como a pequena Paris!
O que fazer na Romênia: viajar pela Transilvânia
O que você precisa saber antes de viajar para a Romênia é que a Transilvânia é o motivo que faz 11 de 10 pessoas irem para a Romênia. A região é linda? É! Deve ser visitada? Com certeza! Mas lembre-se que a Romênia é mais que isso!
Dito isso, minha viagem de 15 dias se concentrou em diversas cidades dessa região que é conhecida pelo famoso Conde Drácula, que nunca existiu!
Há castelos a serem visitados, cidades medievais preservadas e patrimônios da UNESCO, um parque de observação de ursos e a estrada mais bonita do mundo!
Andar na estrada mais bonita do mundo: a Transfăgărășan!
A Transfăgărășan (lê-se TransfaraXan) foi eleita a estrada mais bonita do mundo pelo programa britânico Top Gear no ano de 2009.
E sinceramente, eu, do altos dos meus 41 anos de idade, nunca vi uma estrada mais bonita que essa!
Além do seu caminho sinuoso, ela tem diversos pontos de parada como a cachoeira Balea Cascacade, o lago glaciar Balea Lac, o maior túnel da Romênia e a Barragem Vidraru que são visuais realmente imperdíveis a mais de 2 mil de altitude!
O que fazer na Romênia: conhecer o delta do Rio Danúbio
O Famoso Rio Danúbio, que passa por diversos países como Alemanha, Áustria e Hungria deságua no Mar Negro, na Romênia, onde fica seu delta, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Existem diversos passeios de um dia para fazer por lá, ou atém mesmo dois ou até cinco dias! A biodiversidade lá é imensa, sendo um dos maiores observatórios de pássaros do mundo, além de ter paisagens espetaculares!
O que saber antes de viajar pra Romênia: Há vinhos maravilhosos!
Antes de viajar para Romênia eu fiquei sabendo que o país já foi considerado o 7º maior produtor de vinhos do mundo!
Existem diversas vinícolas que podem ser visitadas, com passeio, degustação e almoços com aquele visual que só uma vinícola tem, tanto perto de Bucareste, como na região da Transilvânia!
O que fazer na Romênia: conhecer o Mar Negro
Sim, você pode pegar uma praia na Romênia!
Embora não seja tão badalada quanto as praias da Itália, Grécia e hoje até mesmo da Albânia, a Romênia tem sua praia badalação: a Mamaia Beach, que fica em Constanta!
Conhecer uma Mina de Sal
Eu fiquei enlouquecida quando descobri que tinha minas de sal abertas para visitação antes de viajar para Romênia!
Você pode escolher entre a Salina Turda, que fica na Transilvânia e a Salina Slanic, que fica mais próxima de Bucareste.
Ambas foram efetivamente usadas na extração de sal e hoje, dizem que seu ar tem propriedades curativas, tendo sido transformadas em spas e verdadeiros parques de diversão!
Com certeza é uma das coisas mais diferentes que você vai fazer na sua vida!
O que saber antes de viajar para Romênia: clima
A Romênia tem estações do ano bem divididas.
Assim, o verão é um calor intenso e o inverno um frio de lascar (o que é ótimo para quem deseja esquiar, lá há várias estações de esqui). Enquanto primavera e outono têm temperaturas mais amenas.
Mas, como o clima anda bem doido, eu fui no início do outono (fim de setembro, começo de outubro/2023) e peguei um sério calor, para o qual eu não estava preparada!
Eu recomendo sempre olhar a previsão do tempo antes de ir para qualquer lugar!
Viajar para Romênia pode ser a viagem que você sempre quis fazer!
Depois de saber tudo o que saber antes de viajar para Romênia, creio que você concorda comigo que esta é uma viagem espetacular e diferente, com lugares incríveis e fora da curva que deve ser feita!
Não se esqueça de fazer seu seguro viagem, porque vai que você cai para fora da curva! 🤣
Considere ficar pelo menos 15 dias no país para poder conhecer a maior parte do que fazer na Romênia! Pode parecer muito, mas não é, quando você descobre o quão incrível lá pode ser!
E, se você quiser ver mais sobre a minha viagem, te convido a conhecer o Instagram do Fefa pelo Mundo!
4 comments
Olá, Fefa! Gostei das suas dicas, obrigada por partilhar conosco.
Eu que fico contente que as dicas estão sendo úteis! 🙂
Ótimo post, Fefa! Como vocês circularam por lá? Pegaram passeios, de carro, ônibus?
Oi Lilian, tudo bem??
Obrigada! 💜
Para fazer as cidades e a Transfagarasan, alugamos um carro. Entendemos que era a melhor alternativa, porque das pesquisas que fiz, os trens e ônibus não eram muito confiáveis. E a gente teve mais liberdade. Uma coisa a se ter atenção, apenas é que é sempr emuito difícil parar o carro na rua. Então, dê preferência por hotéis que tenham estacionamento (nem que vc pague a parte).
Dentro das cidades fizemos tudo a pé e em Bucareste, metrô!
Espero ter ajudado! 😊