Moais. Sim, moais por todas as partes. Mas de onde eles vêm??
Rano Raraku é na realidade um dos vulcões adormecidos da Ilha de Páscoa, e funcionava como uma fábrica de moais! E é Patrimônio da Humanidade, tombado pela UNESCO.
Lembrete: Aqui você vai precisar daquele ingresso que você comprou quando chegou na Ilha de Páscoa, no aeroporto!
Isso porque era lá o lugar onde eles eram esculpidos, pois de lá que se extraia a matéria prima para sua construção.
Fazendo uma pequena trilha, podem se observar diversos moais pelo caminho, inacabados ou acabados e não transportados. Só aqui são 397 cabeçudinhos que você pode visitar!
Alguns dos moais, sequer chegaram a ser levantados. Existe um moai imenso que ainda está encravado e deitado. Ele tem 21m de altura e pesa mais de 200 toneladas!
Existe ainda, um moai meio diferente, não é a imagem que temos quando pensamos em moais. Dizem ser o mais enigmático. Até porque ele está ajoelhado e meio que tem um cavanhaque! Ele é conhecido como Tukuturi e está um pouco afastado dos demais. Acredita-se que seja a representação de algum escultor de cabeçudinhos, como homenagem a todos que fizeram este trabalho.
E ainda, não fique achando que são só as cabeças dos moais, na realidade, os corpos estão enterrados devido a erosão do lugar, que os cobriu. Aliás, é possível observar que não existe nenhuma árvore em Rano Raraku, o que reforça a teoria de que elas eram utilizadas para o transporte dos moais para outros lugares da Ilha.
A trilha de Rano Raraku leva também para uma lagoa. Sim, uma lagoa que se formou no meio de um vulcão! Infelizmente, meu tour não passou por lá! Mas fica a dica para quem for não deixar passar esse lugar maravilhoso!
Ah, e é daqui uma das melhores vistas do Ahu Tongariki!
2 comments
[…] melhor em sua plenitude e ter aquele “fotão”, a melhor forma é avistá-lo do alto por Rano Raraku, que você terá a bela composição do ahu com o mar da Praia Hotu’iti […]
[…] Conto um pouco mais sobre este lugar com todas as informações em Rano Raraku – a Fábrica de Moais! […]