Ok, se você já ouviu falar da Ilha de Páscoa, não tem como não ter sabido da existência dos moais. Mas afinal, o que são os moais?
Os moais são essas estátuas cabeçudinhas, esculpidas em pedra vulcânica, cheia de mistérios, que você só encontra na Ilha de Páscoa! (Ok, tem um em Viña del Mar, na frente do Museo Fonck, e outro sequestrado no British Museum, que eu tenha conhecimento!) Também recebem o nome de Naoki. Tem no total 887 dessas estátuas na Ilha e foram construídas entre os anos 1200 e 1500 pelo povo Rapa Nui (eu acho difícil aceitar que eles tenha sido construídos por extraterrestres, gente!).
***Minha intenção aqui não é dar palestra sobre os moais, mas sim, falar um pouco mais sobre essas estátuas e os mistérios que as envolvem!***
O maior mistério dos moais é: como eles chegaram no lugar que eles estão? Porque são estátuas gigantescas, construídas em pedra, ou seja, como o povo Rapa Nui transportava os cabeçudinhos em uma época em que a tecnologia era praticamente inexistente?
Existem diversas teorias. A mais aceita é a de que os rapa nuis usavam troncos de árvores para levá-los de um lugar para o outro. Isto também explicaria a pouca existência de árvores na Ilha (fato: tem muito pouca árvore na Ilha!).
Adendo da Fefa: Creio que sua produção se assemelhe a algo parecido com a construção, a grosso modo, das Pirâmides do Egito.
Ok, mas pra que que o povo Rapa Nui construía os moais? De acordo com a teoria dominante, crê-se que eram as representações de líderes mortos e funcionavam como elementos de proteção das Tribos Rapa Nui, tanto que a grande maioria tem as costas voltadas para o Oceano e os olhos para a terra (interior), pois acreditava-se que deles emanava energia e proteção para seu povo.
E este é provavelmente o motivo de você não encontrar moais com olhos originais na Ilha. Isto, pois durante as guerras entre as Tribos, eles eram destruídos, a fim de que a tribo do adversário não fosse mais protegida. O único exemplar original de olho de Moai é encontrado no Museo Antropologico Sebastián Englert, no qual também está o único Moai Feminino.
Uma curiosidade: outra teoria é a de que estas estátuas serviriam de pára raios (a Ilha tem grande incidência de chuvas e raios). E isto também explicaria a misticidade do povo Rapa Nui com relação aos moais: ao absorver tais raios, as estátuas absorviam energia emitindo luz (fonte: Wikipedia).
A maior parte dos Moais foi construída em cima de uma plataforma chamada “Ahu”. Tais plataformas nada mais era que os altares para adoração em que os moais eram construídos, Entretanto, todos os moais foram originalmente derrubados de seus ahus e os que vemos hoje foram restaurados e recolocados lá.
Dica da Fefa: Em nenhuma hipótese suba num Ahu ou toque um Moai. Os nativos da Ilha levam muito a sério a conservação de sua história e patrimônio. O que é muito justo! Então você nem imagina o escândalo que eles fazem quando alguém só ameaça chegar perto (claro que sempre tem turista engraçadinho tentando). Então, não desrespeite a cultura e as tradições Rapa Nui, afinal, você está na casa deles.
O “Pukao” é um chapeuzinho que alguns moais têm. Não se sabe ao certo seu significado. Ele pode representar de fato um chapéu ou um turbante ou até mesmo um penteado. Ainda, acredita-se que os moais que têm o pukao representavam personalidades importantes.
Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre a Ilha de Páscoa e seus moais e te deu vontade de ir conhecer tudo de pertinho, vou agora dar as dicas básicas de como e quando ir, onde se hospedar e o que fazer por lá!
1 comment
[…] eu disse no post que falei sobre os Moais , discute-se até hoje qual o significado destes pukaos, se eram realmente chapéus, ou se eram os […]