TambAntes de mais nada, vou te apresentar já 3 cidades turísticas em SP bem pertinho da capital e que você pode conhecer em pouco tempo!
Enfim, vamos combinar que tempo é um produto raro e escasso nos tempos de hoje! Às vezes temos apenas um fim de semana livre, e às vezes, nem isso, temos só um dia de folga! Por isso, vou te apresentar 3 cidades charmosas de SP ! 😊
Ainda, se você quer conhecer mais do Estado de São Paulo, este post é uma ótima oportunidade para você conhecer cidades que vão além da Capital!
Vou apresentar cada uma delas, mas a ordem dos fatores não altera o produto e nem demonstram preferência! 😉
3 cidades turísticas em SP: Socorro
Você quer uma cidade no interior de SP e com muita natureza e cachoeiras? Então, essa é uma das 3 cidades turísticas em SP, que é o lugar certo para você!
Há apenas cerca de 2hs de distância de São Paulo, Socorro é uma ótima cidade para se conhecer num fim de semana, ou feriado prolongado! A verdade é que atividades lá não faltam: desde um passeio pelo centrinho, fazer compra de malhas ou então se aventurar nas corredeiras do Rio do Peixe (seu carro chefe).
Acima de tudo, Socorro é reconhecida por seu turismo de acessibilidade, havendo diversas atividades, inclusive as de aventura, para portadores de necessidades especiais! Por isso a cidade já recebeu diversos prêmios internacionais pela sua ampla acessibilidade.
Além de tudo é uma cidade totalmente pet friendly, logo, vários hotéis recebem com o maior amor seu filho de quatro patas (ou de penas) e também, eles também podem praticar as aventuras com você!
Ainda mais, Socorro se encontra em plena Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais, sendo cortada pelo Rio do Peixe. Em razão dessa localização da cidade proporciona diversas atividades de aventura, dentre elas: o famoso rafting.
Caso você não queira fortes emoções, mas curta a natureza, não se preocupe! Também há opções de turismo rural, com fazendas e diversas cachoeiras.
Se você quer saber como fazer para chegar em Socorro, no post Um Bate e Volta de São Paulo: Socorro eu conto tudo!
O que fazer em Socorro, uma das 3 cidades turísticas em SP
Em primeiro lugar, o que não falta em Socorro, são atividades: são muitas! Eu vou falar algumas aqui para dar um gostinho para vocês!
Rafting no Rio do Peixe
Se você já foi pra Socorro e não fez o rafting, sinto muito, mas você não foi pra Socorro!
O rafting é a principal atividade aventura de Socorro. Ele é um esporte que consiste na descida em corredeira, no caso, do Rio do Peixe, usando um bote inflável com os devidos equipamentos de segurança, simplesmente incrível!
Por ser um esporte de aventura, que apresenta certo risco, o rafting não deve ser feito com qualquer empresa, já que a segurança deve vir em primeiro lugar! Por isso eu recomendo a PróximAventura, que é pioneira na prática, com diversos condutores qualificados, que prezam pela sua segurança acima de tudo.
E o que eu posso dizer é o seguinte: esta Fefa aqui é muito cagona medrosa! Tava com um medo do cão de fazer o rafting. Mas a equipe da PróximAventura foi tão atenciosa comigo, que no final eu já não tava nem entrando no bote e só aproveitando o friozinho na barriga em cada queda!
Vai por mim: é uma experiência que você não pode deixar de ter!
Mais importante, leitor e seguidor do Fefa pelo Mundo tem desconto de 20% com a ProximAventura, bastando agendar com eles com antecedência e falar que viu aqui no blog! 😉
E que maravilha poder fazer um esporte de aventura assim numa das 3 cidades turísticas em SP pra você conhecer, né?
Visitar uma Fazenda de Café: a Fazenda 7 Senhoras
Socorro é o lugar perfeito para você fazer turismo rural! E não tem nada com mais gostinho de interior do que café, certo?
A Fazenda 7 Senhoras te proporciona a degustação da bebida queridinha dos brasileiros e também te dá uma bela aula sobre a plantação, cultivo e processamento do café, até ele chegar nas nossas mesas. Sabe quando você faz uma visitação numa vinícola? Eu me senti da mesma forma, só que no lugar do vinho, era café! 😁
Mas se você não gosta de café, não tem problema! Eu também não gosto e mesmo assim recomendo o passeio. Isso porque, só o fato de conhecer a fazenda já vale a experiência. O lugar é incrível! No final das contas até experimentei o café e sendo bem sincera gostei!
Quer visitar a Fazenda 7 Senhoras? Seguidor do Fefa pelo Mundo tem desconto! É só chegar na Fazenda e dizer que viu a Fazenda aqui no site! Agora não tem mais desculpa pra não ir!
Conhecer o Parque Vale das Pedras
Se o seu negócio não é tanta aventura e nem café, mas você gosta de uma cachoeira, o Parque Vale das Pedras é um ótimo lugar para você conhecer em Socorro!
Este cantinho da natureza conta “só” com 600.000 m², em região de Mata Atlântica da Serra da Mantiqueira. O lugar possui diversas cachoeiras e cascatas provenientes de nascentes com águas límpidas, trilhas ecológicas por matas preservadas em meio a um exuberante cenário da natureza.
É um lugar para você passar o dia todo, porque tem diversas atividades como arvorismo, tirolesa, arco e flecha, cavalgadas, tiro ao alvo, além das trilhas para tomar um belo banho de cachoeira!
Além disso, eles têm uma infraestrutura de banheiros, vestiários e restaurante. E, se você quiser dar uma esticadinha, eles também contam com um camping e chalés para você se hospedar!
Certamente é um ótimo lugar para adultos e crianças, e tem uma daquelas paisagem que transmite paz bem de cidade de interior de SP, sabe?
Ver um belo pôr do sol no Mirante Pedra Bela Vista
Antes de mais nada eu preciso confessar: esse é o lugar que tem o por do sol mais lindo que eu já vi na minha vida!
O Mirante Pedra Bela Vista também é um parque de atividades de aventura que fica no ponto mais alto da cidade, o que proporciona uma belíssima vista de Socorro e da natureza ao seu redor. Do alto da Pedra é possível ver a bela Serra da Mantiqueira, além de quatro cidades vizinhas.
Por esse motivo, não é à toa que é o lugar que todo mundo escolhe para ver o pôr do sol na cidade!
Além disso, eles têm um restaurante e contam com música ao vivo e ainda servem pan de palo, que é um tradicional pão Inca que você mesmo assa numa fogueira! 🤩
Mas não é só de pan de palo e de pôr do sol que vive a Pedra Bela Vista! Além disso, eles têm dois rapels, um de 15m e outro de 98m, além de atividades como slackline, arquearia e trekking das grutas. E se você quiser, também há opção de hospedagem por lá!
Onde se hospedar em Socorro
Em primeiro lugar, o que não falta em Socorro são opções de hospedagens. Você pode ficar desde uma pousadinha no Centro da cidade ou até mesmo num Hotel Fazenda com todas as atividades a serem feitas lá mesmo, como é o caso do famoso e encantado Hotel Fazenda Parque dos Sonhos.
E se você quer saber mais sobre essa cidade do interior de SP com cachoeiras, você pode gostar do Roteiro Completo em Socorro!
3 cidades turísticas em SP: Santos
Agora, se você é da turma da praia, tenha em mente que uma das cidades mais próximas de SP é Santos, outra das 3 cidades turísticas em SP que você deve conhecer!
Se você pegar a estrada em condições normais de temperatura e pressão, ou seja, sem feriados, Carnaval, fim de semana e fim de ano, você consegue ir de São Paulo para Santos em menos de 1:30hs!
Mas Santos vai além das praias, que vamos combinar, por si só, já são uma atração que basta! 😉
O que fazer em Santos, uma das 3 cidades turísticas em SP
Bom, como eu disse, Santos vai além das praias, então eu vou começar falando sobre o que fazer fora delas!
Conhecer a Bolsa do Café
A antiga Bolsa do Café de Santos abriga hoje o Museu do Café, um dos principais pontos turísticos da cidade. Antigamente, era lá que os barões do café iam negociar o valor de venda da sua produção, ou seja, os grão de café.
O prédio está super bem conservado e mantém a arquitetura original de 1922 , tendo como destaque o salão do pregão, que é logo o lugar onde você entra, além do vitral maravilhoso que fica no teto, chamado “A Epopeia dos Bandeirantes”, uma obra de Benedito Calixto.
Porém, a minha recomendação é que você faça a visita guiada! Assim você fica sabendo sobre a formação da cidade e como o café foi parar em Santos, já que a cidade não foi produtora de Café!
O lugar também conta com uma Cafeteria com um extenso cardápio e você pode levar para casa cafés de diversas regiões produtoras.
Sinceramente, foi um lugar que eu fui e fiquei pensando: como eu não sabia que tinha isso aqui do lado de São Paulo e porque eu demorei tanto pra ir? Você se sente na Europa lá! 😄
Passeio pelo Centro Histórico e Bondinho
O Centro Histórico de Santos é muito subestimado, mas ele tem sido revitalizado a fim de que possa se praticar um turismo de qualidade na cidade. E tem construções extraordinárias para serem vistas!
A melhor forma de conhecer o Centro Histórico de Santos sem se cansar é pegar um Bonde da Linha Turística, que faz um passeio de 40 minutos , explicando todos os edifícios por onde passa e de figuras históricas e até engraçadas!
Ver a Vista Privilegiada do Monte Serrat
Se você é como eu, deve adorar uma vista do alto pra ver a cidade em toda sua majestade! E quando tem mar então, fica espetacular!
Você pode subir o Monte Serrat de duas formas: a pé, subindo seus 402 degraus, onde chegaram a acontecer algumas etapas das provas de downhill (aqueles loucos que descem de bicicleta umas escadarias). Ou pelo funicular, que foi exatamente o que eu fiz, afinal de contas, se for pra perder o fôlego, que seja com a vista bonita! 🤣
O Monte Serrat tem grande importância para a história de Santos, pois servia de abrigo à população quando lá nos idos de 1500-1600, a pequena cidade era invadida por piratas.
Chegando lá, pegue um cafezinho e sente para apreciar a bela vista em 360° da cidade de Santos, além de poder observar também as cidades vizinhas como Cubatão, São Vicente, Praia Grande e até Bertioga!
Lá no topo há a capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, que funciona até hoje e casamentos chegam a ser celebrados lá!
Nota da Fefa: Deve dar um trampo danado fazer um casamento nessa capelinha, porque imagina a noiva subindo o Monte de funicular toda paramentada! 🤣
Passeio de Escuna no Porto de Santos
Tá bom, eu confesso! Este é um dos passeio que eu ainda pretendo fazer num futuro breve! Na realidade, eu já fiz, mas esta Fefa era uma pequena criança de uns 12 anos de idade, logo, não há registros recentes de tal passeio!
Porém, certamente, o passeio de escuna pela Baía de Santos, é uma das coisas que você pode fazer além de ficar torrando a cabeça no sol (nada contra!).
Neste passeio você consegue visitar várias praias, com paradas para banho. Existem diversas empresas que fazem esse passeio, a partir do Porto de Santos, tem umas até que são navios piratas! 🏴☠️
Antes ou depois desse passeio, você ainda pode aproveitar para conhecer o Museu do Porto de Santos que abriga diversas relíquias do tempo do Matusalém!
O que mais tem para fazer em Santos além das praias?
Se você gosta de futebol, tem o Museu Pelé, que fica no Centro Histórico de Santos, na frente do ponto inicial do Bonde Turístico.
Lá você vai poder ver documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, além de itens do acervo pessoal do nosso muso do futebol! Além disso, você pode conferir áudios, filmes, fotos e textos sobre a história do Pelé.
Ainda na vibe dos loucos do futebol, você pode conhecer o Memorial das Conquistas, que conta a história do time de futebol Santos Futebol Clube.
Sim, é aquela visita básica a um estádio de futebol, em que há dois tipos de roteiro: o simples e completo. No roteiro completo, você vai ter acesso a áreas privilegiadas como o vestiário dos jogadores, o armário do Pelé, a sala de troféus e o gramado da Vila Belmiro.
Agora, se você gosta de grama, mas não gosta de futebol, sugiro que você conheça o Orquidário Municipal! Apesar do nome, não serão apenas orquídeas que você verá lá! Na realidade, o Orquidário é o parque da cidade de Santos.
Lá é uma grande área verde, que tem além das orquídeas das mais variadas espécies, muitas árvores e diversos animais silvestres, muitos deles soltos, vivendo em paz com os visitantes, o mais famoso é o sr. pavão! É classificado como uma Mata Tropical Urbana.
Além disso, há atrações como a Trilha do Mel, Jardim Sensorial e Viveiro de Visitação Interna, onde as aves chegam a pousar bem perto das pessoas. O Orquidário também conta com um Setor de Zoologia, que é referência no tratamento de animais silvestres e realiza procedimentos cirúrgicos e hospitalares.
Praias de Santos
Como se não bastasse tudo isso que eu falei até agora para fazer em Santos, existe um grande motivo que me chama para lá várias vezes ao ano: o simples fato de haver praia, mar e sol!
Entre as praias em si não há muita diferenciação, é a mesma carinha: faixa extensa de areia e mar. Então, você pode escolher aquela que você mais simpatiza pra estender sua canga ou o quiosque que mais te apetece! 🤣
Por fim, eu particularmente gosto muito da praia do Gonzaga, onde a orla é especialmente bonita, com uma estrutura melhor para os turistas e onde tem uma praça com um chafariz e um bondinho.
Ainda, se você quer conhecer outra cidade perto de SP, mas não quer praia, veja sobre a Vila Inglesa de Paranapiacaba! Enfim, lá no blog Voyajando, que eles te contam tudinho sobre esta cidade fofa! 😉
Onde se Hospedar em Santos
Como eu disse anteriormente, como eu gosto da praia do Gonzaga, é no Gonzaga que eu costumo ficar hospedada.
E recentemente eu fiquei no Ibis Budget Santos Gonzaga, um hotel da grande rede Ibis, que conta com aquele padrão de sempre. O bom é que ele fica bem pertinho da praia, então você pode deixar seu carro no estacionamento do hotel e ir a pé, sem ter que se preocupar em achar vagas!
Mas assim como em Socorro, você pode encontrar no Booking a melhor hospedagem custo benefício pra você!
Agora se você que saber o que fazer em Santos com chuva, você pode gostar do post O que fazer em Santos quando chove!
E mais, você que ir pra Santos, mas não tem carro e não quer pegar o busão? Que tal alugar um carro? Você pode fazer a reserva desse carro para chamar de seu durante sua viagem para Santos aqui!
3 cidades turísticas em SP: Campos do Jordão
Por fim, se você está procurando uma cidade turística em SP para casal e charmosa, com certeza sua opção é Campos do Jordão, umas das 3 cidades turísticas em SP que você definitivamente deve conhecer!
Campos do Jordão é próxima da capital de SP, ficando a apenas a aproximadamente 2:30hs de distância!
Apesar de ser famosa pelo seu friozinho e de seu Festival de Inverno, na minha modesta opinião, a cidade é destino para o ano todo, com diversas opções do que fazer!
O que fazer em Campos do Jordão, uma das 3 cidades turísticas em SP
Em Campos do Jordão, você pode dar uma caminhada para conhecer o charmoso centrinho, fazer alguma trilha no Horto Florestal, ou simplesmente comer, comer muito! Isso porque as opções gastronômicas da cidade são diversas!
Visitar a Ducha de Prata
A Ducha de Prata é a queda d’água mais famosa de Campos do Jordão! Se você foi pra lá e não visitou, você simplesmente não foi pra Campos!
Você consegue chegar de carro, a pé (a partir do centro) ou de trenzinho turístico (aquele que toca musicas infantis e têm as pelúcias dançantes irritantes! 🤣)!
O lugar é formado por várias duchas artificiais, feitas por uma canalização de águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes. Há diversas plataformas de madeira, nas quais é possível caminhar por entre as quedas d’água e tirar muitas e muitas fotos!
O melhor? A entrada é gratuita!
Lá também é possível praticar arvorismo e tirolesa, mas é uma atração paga.
Conhecer o Parque Amantikir
Já o Parque Amantikir é o ponto turístico mais queridinho do momento em Campos do Jordão.
Mas o que significa Amantikir? Bom, a palavra significa Amantikir significa montanha que chora, do tupi, daí surgiu o termo aportuguesado Mantiqueira.
O criador desse parque, um engenheiro agrônomo, após viajar pela Europa, EUA, Canadá queria que a cidade tivesse jardins tão bonitos quanto os que viu nesses lugares, então, ele construiu este complexo que remete a jardins típicos de todo mundo: chinês, japonês, alemão, francês, inglês…
Porém, o que mais atrai visitantes para esse lugar , são seus 2 labirintos! O primeiro, um tradicional, daqueles que você fica perdido dentro. O segundo, um labirinto de grama, sendo o cartão postal do Amantikir.
Fazer uma trilha no Horto Florestal
O Horto Florestal de Campos do Jordão é uma área natural imensa em que você pode fazer diversas atividades: arvorismo, tirolesa, trilhas (com diversos níveis), um piquenique com a família e ficar em contato direto com a natureza!
Se você é da turma das trilhas, saiba que existem 4 trilhas para fazer: a Trilha da Cachoeira (fácil, 4,7km ida e volta), Trilha das 4 Pontes (nível fácil, 40mins), Trilha dos Campos (nível médio, 3km) e Trilha do Rio Sapucaí (nível fácil, 2,6km).
Mas se você é da turma dos que gosta da natureza, mas gosta apenas de contemplar, você pode fazer um passeio de trenzinho, que tem dentro do próprio Parque!
Parque das Cerejeiras
O Parque das Cerejeiras não é um lugar muito conhecido e frequentado por turistas em Campos do Jordão. O que torna ele perfeito se você quiser curtir a natureza sem muita muvuca!
Enfim, ele é um parque como outro qualquer, porém, no inverno, entre julho e agosto, acontece o Festival da Cerejeira, quando ocorre a florada dessas árvores. O Festival conta com diversas atividades com música, dança, comidinhas).
Mesmo que não seja época é um lugar bem gostoso para se caminhar, fazer trilhas ou até mesmo um piquenique!
Pico do Itapeva
O Pico do Itapeva, na realidade fica em Pindamonhangaba, a 15km do centro de Campos, mas é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.
Também, é um belo mirante, no qual você consegue ver nada mais, nada menos que 15 cidades! Dentre as quais Pindamonhangaba, Taubaté, Aparecida, São José dos Campos… 😱 Claro, se o tempo ajudar, né?
Além disso, o acesso é feito pela Estrada do Pico do Itapeva, tem um monte de sinalização na cidade é no caminho! Só tem algumas curvinhas, se você enjoa, leva o Dramin. 😉
Enquanto isso, o Pico fica a 2.030m de altitude, e atualmente foi remodelado e agora virou o Parque do Pico do Itapeva. Então, você pode ver a vista por um deck de madeira, onde há uma lanchonete em formato de castelo.
Além da vista, do castelinho e do charme todo, você também pode conhecer um Lavandário que fica dentro o Parque. Ainda não tive a chance de visitá-lo, mas dá pra você ter uma noção do quão lindo é o lugar vendo o Lavandário e Contemplário da cidade de Cunha!
Centrinho de Capivari
Na minha modesta opinião, Capivari é o coração de Campos do Jordão! É onde tudo acontece, onde todos se encontram, onde há vida na cidade! *Fefa poética* 😁
É lá que você vai bater perna vendo vitrines de lojas de roupas de inverno, ou tomar um chocolate quente e aproveitar para comprar os chocolates pra levar pra casa também!
Além disso, é lá que se concentram quase todos os restaurantes da cidade, e a gastronomia é vasta! Você encontra comida francesa, italiana, alemã, além dos famosos fondues!
E é na praça central de Capivari que acontece o famoso Festival de Inverno.
Abaixo dessa pracinha central, você encontra o teleférico da cidade que vai até o Morro do Elefante (nunca fui, essa Fefa não é corajosa! 😅) e um lago com pedalinhos! E se quiser, faz o famoso City tour com os trenzinhos turísticos da alegria!
Por fim, você também encontra artesanato por aqui! Existe uma feirinha permanente perto dos trilhos do trenzinho, na Estação Emílio Ribas, que leva do centrinho ao Portal da cidade.
Onde se Hospedar em Campos do Jordão
Bom, o que não falta em Campos do Jordão é hotel, nas mais diversas localizações possíveis, imagináveis! Mas eu vou falar de um que mora no meu coração e pra mim, é uma atração à parte!
O Recanto São Cristóvão fica a 800m antes do Portal da entrada da cidade. Assim, se é um lugar de paz que você quer, este é o lugar certo! Mais do que isso, é um lugar tem sua própria natureza e é uma delícia dar voltas por lá, encontrar os cachorros amigos que te acompanham, ver o lago com carpas e ver o lago de verdade, com patos e gansos!
O Recanto São Crisstovão é um hotel antigo, pra vocês terem ideia, eu passava minhas férias lá quando era criança! 👩🏻🦳 Mas com certeza é uma jóia da cidade! E você pode ficar sabendo da programação pelo Site do Hotel!
Não gostou desse Hotel? Então, o Booking te ajuda na super missão de te ajudar a encontrar o hotel certo pra você!
Um roteiro completo em Campos do Jordão
Se você quer um roteiro completo do que fazer em Campos do Jordão, me segue no Instagram! Lá eu fiz um roteiro com tudo que há pra fazer nesta cidade !
E se você quiser fazer seu passeio por Campos do Jordão, você pode contratar tudo com o Get Your Guide, sem ter que se preocupar com absolutamente, nem como chegar na cidade!
Essas 3 cidades turísticas em SP
Em conclusão, essas 3 cidades próximas de SP, na minha opinião, são ótimas para viajar em SP, seja de fim de semana ou apenas um bate e volta a partir da capital de SP.
Porém, se você tiver mais tempo, eu recomendaria ficar pelo menos 5 dias em cada uma delas! Com certeza, agora você já sabe que o que mais tem pra fazer em Socorro, Santos e Campos de Jordão é atividades! 😉
6 comments
Gostei muito de suas sugestoes. Irei a socorro.
Fico contente que você tenha gostado Vicente! Eu simplesmente amo Socorro! Não vejo a hora de voltar! Espero que você se divirta! 😊
AMEI SUAS DICAS.
TUDO MUITO BEM EXPLICADO.
BEIJOS
Oi Caca! Fico contente que tenha gostado! Qualquer coisa, estou à disposição! 😊
Nossa, me deu uma saudade de viajar agora…
Pior que dá saudade mesmo!